Dados da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), com base em informações dos 25 Serviços de Proteção ao Crédito (SPC) existentes no estado, revelam que no ano passado 1.271.415 pessoas conseguiram retirar o nome no cadastro restritivo e voltaram ao mercado de crédito. O total é 20,5% superior ao registrado em 2010, quando 1.055.426 saíram do SPC.
A estabilidade inflacionária e da economia de modo geral, com o aumento no nível de emprego e renda da população, taxas de juros declinando, além de políticas de refinanciamento de dívidas adotadas por empresas associadas às Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs), são fatores que contribuíram para esse grande volume de pessoas que saíram do cadastro restritivo do SPC.
“Esses são fatores preponderantes que permitiram ao consumidor inadimplente retirar seu nome do banco de dados”, ressaltou o presidente da FCDL, Alberto Nogueira da Cruz, ao revelar que o maior percentual de exclusões foi registrado pelo SPC do município de Trizidela do Vale (230,8%), seguido de São Mateus (216,7%). Em números absolutos, a CDL de São Luís respondeu pela quase totalidade das exclusões: 1.009.021.
Em compensação, o número de consumidores que tiveram seus nomes inclusos no SPC ano passado chegou a 1.511.753, aumento de 40,8% em relação a 2010. Esse crescimento, segundo a FCDL, se justifica por um fato isolado de inclusões de inadimplentes no cadastro restritivo por uma concessionária de serviço público.
Alberto Nogueira da Cruz também assinala como fator para esse crescimento o fato de mais empresas terem se associado às CDLs, o que levou a um incremento de inclusões nos seus bancos de dados do SPC. “Assim como o maior acesso ao crédito por parte dos consumidores, faz aumentar a possibilidade de, caso não honrarem suas dívidas, terem seus nomes inclusos no cadastro restritivo de crédito do SPC”, observou.
Ano passado, apesar do aquecimento da economia, houve uma queda de 5,45% no número de consultas no acumulado geral de todas as 25 CDLs. Com exceção das CDLs de São Luís, Caxias, Estreito, Imperatriz, Porto Franco, Carolina, Timon e Santa Inês, as demais entidades no estado registraram aumento no volume de consultas de lojistas ao banco de dados do SPC.

Onde estão as CDLs

São Luís, Caxias, Estreito, Imperatriz, Porto Franco, Carolina, Timon, Santa Inês, Bacabal, Balsas, Codó, Chapadinha, Açailândia, Pinheiro, Itinga, Barra do Corda, Grajaú, Pedreiras, Tutóia, Maracaçumé, Santa Luzia, São João do Paraíso, Fortaleza dos Nogueiras, São Mateus e Trizidela do Vale.