Com o objetivo de proporcionar melhores condições de acomodação aos pacientes, foram instalados e inaugurados, na primeira quinzena do mês de junho, novos leitos de enfermagem no Hospital Municipal de Imperatriz, o Socorrão. "O acolhimento está sendo feito com 400 leitos", informa Alisson Mota, diretor geral do hospital.
Segundo ele, a luta a partir agora é para conseguir um novo hospital. "O prédio atual do Socorrão não tem mais capacidade (espaço físico) para reformas - construção de novas salas ou leitos. "Inclusive, já enviamos ofícios para Promotorias, Defensoria e Ministério Público informando sobre a situação", ressalta.
Sobre a capacidade, o diretor esclarece: "Além do alto volume de pacientes que temos, o prédio do hospital que a gente tem é velho, por isso estamos lutando para conseguir um prédio novo dentro dos moldes que tem que ser, e partir daí resolver todas estas questões. O prefeito está articulando junto aos deputados recursos para disponibilizar aos imperatrizenses um novo hospital com 500 leitos".
Questionado sobre reclamações dos usuários quanto a atendimento, ele explica que o HMI é o Centro de Referência no atendimento de urgência e emergência para a região Tocantina, que reúne cerca de 100 municípios e concentra mais de um milhão de habitantes. O hospital recebe diariamente acidentados de diversas cidades e realiza cirurgias consideradas simples até as mais complexas.
"Em decorrência desse alto volume de pacientes, pode ocorrer esporadicamente superlotação e espera no atendimento, mas não é a regra", justifica Alisson Mota, explicando que a contrapartida que cabe ao município está sendo feita pelo prefeito Sebastião Madeira, mas que se esbarra sempre na mesma questão: demanda maior que oferta, em decorrência da superlotação de usuários dos municípios vizinhos.
Segundo o diretor, tudo que está ao alcance da gestão para melhorar a saúde do município está sendo feito pela secretária Conceição Madeira, porém existem algumas questões que são mais demoradas para se resolver por serem mais complexas. [Maria Almeida - ASCOM]