Raimundo Honorato, Pedro Martins, Francisco da Silva Almeida, Nelson Balbinot e Carlos Monteiro

Raimundo Primeiro

Um grupo de produtores rurais interessado em investir na área do açaí manteve encontro na manhã desta quarta-feira (24/07) com o empresário Francisco da Silva Almeida, mais conhecido por Chico Brasil, proprietário da Açaí Brasil, que despertou interesse para o setor, a partir do lema “plantar açaí é colher o futuro”.
O encontro aconteceu no Palácio do Comércio e Indústria de Imperatriz (PCI). Com Chico Brasil, estiveram reunidos Raimundo Honorato Sena, Carlos Monteiro da Silva, Nelson Balbinot e Pedro Farias. Os produtores foram informados sobre as perspectivas que se abrem para a plantação de açaí na região, sendo Chico Brasil um dos pioneiros na cidade. 
“O açaí vem se tornando, a cada dia, um dos alimentos mais completos e indicados como fonte de energia e saúde. A Região Amazônica já conhece suas qualidades e já faz parte da cultura de um povo”, disse Chico Brasil à reportagem de O PROGRESSO. 
Chico Brasil acrescentou, a propósito, que “agora, não existem mais fronteiras para o Açaí”, pois, além do Brasil, diversos países estão aprendendo a consumir este produto, que “apaixona os consumidores logo no primeiro contato, deixando de ser mania para tornar-se hábito alimentar”. 
No final da reunião, por entender tratar-se de um negócio seguro e rentável para quem produz, o produtor Carlos Monteiro demonstrou interesse em investir na plantação de açaí. Proprietário de uma área de 3 alqueires, localizada na zona rural de Cidelândia, a 10 km da sede do município, ele afirmou que vai plantar 4,5 pés de açaizeiros.
No projeto, Carlos Monteiro terá um sócio – Raimundo Honorato. Os dois destinarão 1 alqueires na plantação de açaís, aplicando R$ 50 mil. O projeto será gradativo, crescendo conforme a demanda do mercado, contou, otimista, a O PROGRESSO.
Os resultados da conversa mantida com Chico Brasil foram considerados proveitosos. “Gostei do que ouvi e vi, com informações muito importantes, ficando mais animado com o açaí. Acreditamos no crescimento do mercado para o fruto e, portanto, investiremos”, comentou Raimundo Honorato.   
Benefícios/fruto - O açaí é rico em vitaminas e uma fruta arredondada, escura, oscilando entre roxo e preto, com um pequeno caroço e pouca polpa, sendo encontrado em cachos e produzindo, cada um, até quatro cachos da fruta. Entre os moradores da Região Amazônica, o açaí é fruto indispensável, principalmente durante o almoço. 
Seus benefícios para a saúde são conhecidos e estudados, possuindo muitos sais minerais e produzindo vitaminas do complexo B e C. Também possui substâncias responsáveis pela circulação sanguínea. O Brasil responde atualmente por 85% da oferta mundial.