Com o sucesso dos Aulões do Exame Nacional do Ensino Médio, ofertados pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), as prefeituras têm buscado levar a ação para seus respectivos municípios. Na manhã dessa quarta-feira (30), o prefeito de Porto Franco, Aderson Marinho Filho, e o representante político Deoclides Macedo estiveram reunidos com o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, para fechar os detalhes sobre as Mega Revisões que acontecerão em Porto Franco e Estreito.

A ação faz parte do Programa Pré-Universitário, o Preuni. Uma equipe de professores qualificados para dar aulas em cursinhos pré-vestibular viaja por todo o Maranhão trabalhando conteúdos dos seletivos, com foco nas áreas específicas do Enem, como Ciências da Natureza, Redação, Matemática e Linguagem. O público-alvo são estudantes ou egressos do ensino público, que não têm condições de arcar com as despesas das revisões e acabam prejudicados.
A difusão dos direitos e a democratização do processo de ensino permeiam o Preuni. O Programa se estende a um aplicativo que pode ser acessado em celulares cujos sistemas operacionais são IOS ou Androide. A ferramenta disponibiliza videoaulas, simulados, assessoria dos tutores que respondem aos questionamentos, e um mural atualizado com informações sobre os assuntos que caem nas provas. Lançado no começo do mês de agosto, ele pode ser baixado até o dia 18 de outubro.
“Embora em caráter experimental, os Aulões estão tendo um êxito muito acima do esperado, o que mostra que nós fizemos a opção correta ao trilhar este caminho, fazendo uma política de preparação focada no Enem, já que ele é a principal porta de acesso ao Ensino Superior, e nós dependemos disso. A Ciência e a Tecnologia dependem da formação de pessoas, para que a gente tenha mestres, doutores, pesquisadores, e assim o Maranhão possa avançar”, avaliou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.
Em Porto Franco, o Aulão do Enem será no dia 17 (sábado), das 08h às 12h, no auditório da Maçonaria, que fica localizada na Rua Teixeira de Freitas, nº 18, Centro. São 400 vagas e a expectativa é que sejam beneficiados estudantes de Paraíso, Campestre e Lajeado Novo. O município de Estreito recebe a Mega Revisão Presencial Gratuita no mesmo dia na parte da tarde, das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.