Mais de quatro mil estudantes já participaram dos aulões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) promovidos pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As revisões presencias foram iniciadas ao final de agosto e, até agora, já foram realizadas nos municípios de Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Santa Inês e São Luís.
As aulas integram o Programa Pré-Universitário, o Preuni, que veio para fortalecer a proposta do governador Flávio Dino de democratizar o acesso ao ensino superior e melhor o desempenho do Maranhão, que tem o menor número de graduados por habitantes do Brasil.
“Pensamos em um programa para atender aqueles que querem entrar no ensino superior e não têm como pagar um cursinho. Oferecemos ainda uma assistência continuada. Os aulões ficam disponíveis no aplicativo do PreUNI e os estudantes podem tirar dúvidas sobre os conteúdos por meio do próprio aplicativo”, destacou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré.
Nesse final de semana, a Mega Revisão Gratuita esteve em São Luís, Bacabal e Santa Inês. Em São Luís, os aulões acontecem por área do conhecimento, e lotou o ginásio do Antigo Marista durante todo o domingo.
“Está sendo fantástico. A infraestrutura só melhorou e o serviço oferecido tem qualidade e organização desde a entrega do material. Somado a isso, temos os melhores professores de cursinhos pré-vestibular à disposição”, reforçou o coordenador da equipe de docentes em São Luís, Diógenes Moreira. A parceria com a Secti possibilitou que a metodologia, pensada para cativar a juventude, chegue gratuitamente a vários municípios do Estado.
No início da manhã, os estudantes assistiram aula de química, com o professor Joadyson Lago, e resolveram questões da apostila de Ciências da Natureza. Todo o material entregue gratuitamente pela Secti aos alunos tem como foco as questões o Exame Nacional.
Uma grande ajuda para Daniel Victor, de 18 anos, que tem dificuldades nesta área. “Muito boa essa iniciativa do Governo de dar um impulso no Enem, porque a gente precisa. É uma oportunidade que a gente tem que agarrar”, avaliou entusiasmado.
A programação continuou com o professor Vicente Neto, que deu um show de Química. Em seguida, a turma foi liberada para o almoço. Uma pausa para descansar e manter a concentração na aula de Biologia, ministrada pelo professor Marcos Danúbio.
Transmissão ao vivo
O aulão do Enem pode ser acompanhado ao vivo nos Centros de Capacitação Tecnológica (CCT’s), em diversos municípios, no Centro de Vocação Tecnológica Estaleiro, em São Luís, e pela TV Assembleia. Na modalidade presencial, a mega revisão aconteceu no sábado (19), em Santa Inês, e no domingo (20), em Bacabal.
Os interessados em participar dos próximos devem se inscrever até a data marcada pelo site da Secti. As próximas cidades a receberem os aulões serão Barra do Corda, dia 10 de outubro, e Balsas, dia 11. Em São Luís as aulas continuam todos os domingos até o dia 18 de outubro. No próximo dia 04 a revisão será na área de Linguagem, Códigos e suas Tecnologias, no dia 11, Matemática e dia 18, Redação.
Comentários