Incentivar o respeito à diversidade cultural. Foi com esse objetivo que os alunos do 5º ano do COC participaram de uma aula diferente. A engenheira química Ana Cristina Garcia veio de Portugal para o Brasil a trabalho. Ela foi convidada pela professora Iolangela Barreto para falar das diferenças culturais entre os dois países.
“Temos que respeitar o lugar e modo de viver do outro, sem um olhar de rejeição para as diferenças. O objetivo desse encontro é entender que a questão cultural faz parte de um processo”, disse a professora.
Ana Cristina Garcia começou falando sobre o que é cultura. “É um conjunto de tradições, seja em nível de país, estado ou até mesmo familiar”. Depois ela mencionou as principais diferenças entre Brasil e Portugal, como o clima, a culinária e aspectos da língua.
“Apesar de ser o mesmo idioma, existem muitas palavras diferentes. O nosso clima também é diferente. Portugal é mais frio, isso reflete no nosso modo de vestir. No Brasil, usamos roupas mais leves e alegres, devido às altas temperaturas”, destacou a engenheira química.
Comentários