Aula inaugural reuniu cerca de 200 alunos
Auriane realiza o sonho de ser bombeiro

Hemerson Pinto

O Templo Central da Assembleia de Deus foi o local escolhido para a aula inaugural do curso de formação dos novos integrantes do 3º Batalhão de Polícia Militar e do 3º Grupamento de Bombeiros Militar. São 164 policiais e 33 militares dos Bombeiros, que desde ontem iniciaram o processo de formação com duração prevista para seis meses. Os novos militares são aguardados com expectativa pelos comandos das duas instituições.
“Estamos brigando pelo aumento no efetivo dos Bombeiros Militar há quatro meses. Nós atendemos 23 municípios, de imediato conseguimos que dez bombeiros viessem de São Luís; somos hoje 80 homens e agora estamos com uma turma pioneira. É a primeira vez que uma turma é formada aqui em Imperatriz”, disse o comandante do Corpo de Bombeiros, Ten. Cel Figueiredo.
Dos 33 novos bombeiros, 15 devem ficar em Imperatriz. “Os demais serão distribuídos para a região atendida pelo 3º GBM, que abrange cidades entre os municípios de Buriticupu, Itinga do Maranhão, Imperatriz e Grajaú. “Estamos com 15 alunos que após formados irão trabalhar em prol da comunidade de Imperatriz”, complementa o comandante. Das quatro mulheres que estão entre os formandos, três ficarão em Imperatriz e uma na cidade de Balsas.
Polícia Militar – O comandante do 3º BPM, Te. Cel Edeilson Carvalho, afirmou satisfação em receber os alunos do curso de formação que iniciam a carreira na vida militar. “Satisfeito por estar recebendo esses policias, que sei que farão a diferença na segurança pública, pois temos uma deficiência grande no efetivo”, declarou.
A turma de novos policiais enfrentará os seis meses de preparação. A princípio, devem ser escalados para executar tarefas internas no período noturno e em finais de semana. Em dois meses serão destacados para apoiar o trabalho de veteranos durante realização de blitz e de policiamento em grandes eventos, como festas de finais de ano, movimento do Calçadão às vésperas do Natal e no carnaval.
“Uma vocação desde criança que move a gente a fazer concursos que muitos não desejam. Já havia tentado concursos três vezes para a PM em outros estados e passei quando fiz pra minha cidade, Imperatriz. Quero cumprir o dever como policial militar, prestar bom serviço para a sociedade e seguir carreira na polícia”, diz Darlan dos Santos, 24 anos.
Mulheres – O 3º Grupamento de Bombeiros Militar recebe entre os novos incorporados dezenove mulheres e o Corpo de Bombeiros ganhou quatro oficiais do sexo feminino. São guerreiras que trocaram atividades, talvez mais desejadas pelas mulheres, e encararam a missão que muitos homens não têm coragem de enfrentar.
Entre elas, encontramos a jovem Auriane Aragão, de apenas 19 anos de idade. Natural de Caxias, a nova oficial do 3º GBM conta que tentou outros dois concursos públicos para áreas diferentes, mas teve certeza que fez o correto quando soube da aprovação para efetivo dos Bombeiros do Maranhão.
“Surgiu a oportunidade e agarrei com todas as forças. Tenho de absorver o máximo possível de conhecimento, pois estaremos a serviço da sociedade. Tenho que tomar pra mim a responsabilidade e fazer um bom serviço. No Corpo de Bombeiros você está a serviço de salvar vidas, ajudar a sociedade. Eu tenho isso comigo e espero oferecer o meu melhor, com responsabilidade”, declara Auriane.