A semana começou com anúncio de novos investimentos do Governo do Maranhão em Imperatriz. O secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto, anunciou a ampliação do auditório da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). O anúncio aconteceu durante a aula magna da instituição, na manhã dessa segunda-feira (5).
Segundo Noleto, o projeto será elaborado para a busca de recursos e a estimativa é que as obras iniciem ainda este semestre. Atualmente, o auditório tem capacidade para acomodar 120 pessoas e já não atende mais à demanda da universidade, que conta com 2.765 estudantes.
O coordenador do Diretório Central dos Estudantes, Júlio Cesar Nascimento, falou da importância da iniciativa. "A ampliação do auditório vai beneficiar a alunos e a toda a comunidade, que também utiliza o nosso auditório. Teremos mais espaço para receber alunos e pessoas de fora, ampliando o laço da universidade com a população", enfatizou.
Na ocasião, houve a entrega da reforma da Biblioteca da Uemasul. O local foi totalmente reestruturado, ampliado e agora oferece todo o conforto aos estudantes e a comunidade em geral. Na oportunidade, a reitora Elizabeth Nunes destacou a parceria da Sinfra com a instituição. "Nós temos aqui o Clayton Noleto, secretário de Estado da Infraestrutura, que é parceiro da educação, que é parceiro da Uemasul".
Aula magna
A aula magna foi um momento organizado pela Uemasul para dar boas-vindas à comunidade acadêmica, especialmente aos calouros. Clayton Noleto participou ministrando sobre o tema "Educação como agente de transformação social", no campus de Imperatriz, e à noite, em Açailândia.
Na ocasião, o secretário lembrou da importância do compromisso da educação como ferramenta para formação de pessoas com pensamento autônomo. Falou também do conhecimento como instrumento para transformar e mudar a vida das pessoas.
Noleto mencionou ainda que esse momento de construção da Uemasul é o ideal para colocar isso em prática. "Temos uma oportunidade como nunca foi vista antes no Maranhão, de construir uma universidade progressista, comprometida com a sociedade e em melhorar a vida das pessoas", afirmou. (Secap)
Comentários