Será realizada nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 9h, na Câmara Municipal de Imperatriz, uma audiência pública para discutir sobre o tratamento oncológico na cidade.
Estão sendo convidados diversos segmentos da sociedade civil organizada para participarem do evento. “Estamos contando com a presença de todos. Que os deputados estaduais da região não deixem de comparecer, assim como os secretários de saúde municipal e estadual, OAB, Rotary, Maçonaria, universitários, pacientes de oncologia, familiares, profissionais da saúde, enfim, todos os segmentos da nossa sociedade. Precisamos fortalecer esta luta”, afirma a presidente da Associação de Amparo aos Pacientes de Câncer da Região Tocantina (AMPARE), Maria das Graças Cortez Moreira.
Ela destaca que a AMPARE vai reivindicar benefícios para pacientes de câncer, como a carteirinha para passe livre, já que muitos têm dificuldades para se deslocar em busca do tratamento. Também reivindicará a implantação da oncologia infantil e farmácia básica.
A AMPARE vai buscar também aumentar o número de cirurgias. São apenas 60 por mês. Por isso há demora para serem feitas. Também é insuficiente o número de 340 quimioterapias/mês e há a necessidade de mais especialidades da área de oncologia.
Graça Moreira informou que os equipamentos de radioterapia já chegaram e até janeiro próximo devem estar funcionando.
A audiência pública será presidida pelo vereador Rildo de Oliveira Amaral, presidente da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura, Lazer e Turismo. A comissão é formada ainda pelos vereadores Fátima Avelino, Luís Gonçalves e José Carneiro.