Domingos Cezar
A Câmara Municipal de Imperatriz, por intermédio da Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultural, Lazer e Turismo, promove nesta quinta-feira (22) – Dia Mundial das Águas – uma audiência pública para debater “A degradação ambiental dos recursos hídricos de Imperatriz, com formatação de estudos técnicos para mapear a origem da mesma e posterior revitalização deste recurso”.
A audiência solicitada pelo vereador Francisco Rodrigues da Costa, o Chiquim da Diferro (PMN), será coordenada pelo vereador Rildo Amaral (PDT), presidente da citada Comissão. O autor da proposição pretende reunir o maior número de pessoas interessadas na área, “para que as discussões não fiquem apenas no papel e no plenário, mas que possamos buscar soluções para esse problema que afeta nossa cidade”, diz o vereador.
Na justificativa do projeto que se originou na proposta da audiência pública, Chiquim da Diferro lembra que o município de Imperatriz é cortado pelo rio Tocantins e de importantes afluentes, como os riachos Barra Grande, Cinzeiro, Angical, Lagoa Cercada, Grotão do Basílio, Saranzal, Cacau, Bacuri, Santa Tereza, Capivara e Riacho do Meio, sendo que os últimos cinco cortam o centro e periferia da cidade.
“Não obstante a agressão que vem sofrendo ao longo dos anos, dada à falta de políticas públicas de preservação do meio ambiente, vários fatores têm contribuído para a degradação dos nossos recursos hídricos”, diz Chiquim da Diferro, citando como exemplo a precariedade do saneamento básico na cidade. “Assim sendo, de forma incorreta deságuam no rio Tocantins os mais variados dejetos degracionistas em suas águas”, afirma.
Convidados – Para debater a problemática dos recursos hídricos no município de Imperatriz, a Comissão convidou da Assembleia Legislativa do Estado os deputados Carlinhos Amorim, Valéria Macedo, Antonio Pereira, Dr. Pádua, Léo Cunha, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia e o presidente do parlamento maranhense, deputado Arnaldo Melo.
Também foram convidados os deputados federais Chiquinho Escórcio e Davi Alves Silva; o promotor do Meio Ambiente, Jadilson Cerqueira; o presidente da Colônia de Pescadores Z-29 de Imperatriz, Salomão Santana; a presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente (COMMAM), Ivanice Cândido Almeida; o diretor conselheiro da Fundação Rio Tocantins, Domingos Cezar.
Complementa a lista de convidados, o prefeito Sebastião Madeira, o secretário municipal de Meio Ambiente, Enéas Nunes Rocha; o gestor regional da Secretaria de Educação, Agostinho Noleto, diretoria da empresa Suzano Papel e Celulose e todos os presidentes das associações de moradores das localidades que margeiam a Estrada do Arroz, além da comunidade de uma forma em geral.
Comentários