Encerra nesta quarta-feira, 31, o prazo para gestores realizarem o Censo Escolar 2019. Atualização cadastral é obrigatória a todas as instituições de ensino, públicas e particulares. O censo é supervisionado pelo Departamento de Inspeção e Estatística Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Semed. 
Com dados preliminares já informados pelas 146 instituições vinculadas à rede municipal, mais de 43 mil matrículas já foram confirmadas pelo sistema Educacenso junto ao Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep.
"O levantamento de dados estatístico-educacionais é recomendação do Ministério da Educação (MEC) e realizado anualmente. Até o momento todas as unidades da rede municipal já fizeram a inserção dos alunos e já estamos concluindo a revisão dos dados. Apenas cinco das 56 instituições privadas em funcionamento na cidade não concluíram sua atualização junto ao Educacenso", detalha Saura Xavier Nascimento, coordenadora de Inspeção Escolar da Semed.
Consolidado o resultado, as informações serão encaminhadas ao Ministério da Educação, MEC, para publicação no Diário Oficial da União e divulgação do resultado final do censo, prevista para dezembro.  As equipes de escolas, que tiverem dúvidas, devem procurar a equipe da Inspeção Escolar para as devidas orientações. (Kayla Pachêco-Ascom)