Com 20 anos de trajetória como autor, o caxiense Wilson Marques tinha um antigo sonho: democratizar o acesso a suas obras entre crianças maranhenses das cidades mais longínquas, e sem oferta de eventos culturais que estimulassem a formação de leitores em seu próprio estado.
“Esse era um desejo meu antigo e somente com o advento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e graças ao patrocínio da Cemar, pudemos realizar o projeto que chega agora a sua terceira edição e cada vez melhor, pois é incrível a resposta imediata das crianças impactadas pela Caravana”, revela o autor.
Este ano, a terceira edição do projeto “Caravana – Passeios pela História e Cultura do Maranhão” está visitando 14 cidades maranhenses: Guimarães, Palmeirândia, Pinheiro, Turiaçu, Imperatriz, Buriticupu, Viana, Peritoró, Codó, Colinas, Passagem Franca e Itapecuru, além de São Luís e São José de Ribamar. Na bagagem leva também o mais novo box do projeto “Caravana” contendo 6 Livros seus que contam de forma didática e divertida aventuras sobre temas como as revoltas da Balaiada e Beckman, além da Fundação de São Luís; e aspectos da rica cultura maranhense, como a lenda da Serpente Encantada, o São João e o patrimônio arquitetônico colonial da capital maranhense. Inspiradas nas lendas, história e tradições do Maranhão, esses livros reúnem as aventuras de Touchê, personagem que ensina coisas interessantes sobre a cultura da região, mas sempre de forma leve e instigante.
Os livros acondicionados na caixa/box contêm seis títulos: “Touchê, uma Aventura pela Cidade dos Azulejos”; “Touchê: uma Aventura em Noite de São João “; “Balaiada, a Revolta”; “Touchê e a Rafa em a Revolta de Beckman”; “Touchê e Rafa em A Invasão Francesa e a Fundação de São Luís” e “Touchê e o Segredo da Serpente Encantada; que são doados às escolas visitadas em cada cidade.
A programação da Caravana realizada nas escolas públicas contempla encontro e bate papo com o autor, contação de estórias, teatralização de temas com o Grupo Xama Teatro e distribuição gratuita de livros. O projeto começou por Palmeirândia na segunda (08) e nessa terça-feira (09) passou por Pinheiro e depois o autor segue para as demais cidades, até o dia 28.10 quando finaliza a Caravana em São Luís
Para Wilson Marques, “cada nova edição de projeto é emocionante, e uma rica troca cultural entre as crianças contempladas. É uma forma de fomentar a leitura e levar cultura e conhecimentos da história maranhense de forma lúdica e divertida”, resume ele. (Assessoria de Imprensa da Cemar)
CONFIRA AS DATAS E CIDADES
DA CARAVANA LITERÁRIA
DE WILSON MARQUES:
08 / 10 Palmeirândia / Escola Municipal Profa. Raimunda Crescencia
09/10 – Pinheiro / Instituto Educacional de Pinheiro
10/10 – Turiaçu / Complexo Educacional Ieda Viana Ribeiro
11/10 – Guimarães / Escola João Henrique Belo
16 / 10 – Imperatriz
17/ 10 – Buriticupu
22 / 10 – Viana
23 / 10 – Peritoró
24 / 10 – Codó
25 / 10 – Colinas
26 / 10 – Passagem Franca
27 / 10 – São José de Ribamar
28 / 10 – São Luís
Comentários