As Academias da Saúde são uma oportunidade de as pessoas readequarem seu estilo de vida trocando o sedentarismo por atividades físicas programadas

Passada por reestruturação recentemente com a cobertura da área destinada à realização de práticas corporais, a Academia da Saúde polo Beira Rio tem se tornado uma das principais opções de espaço para praticar exercícios físicos. Há aproximadamente dois anos a academia beneficia idosos, jovens, adultos e crianças que utilizam o espaço sob a orientação dos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

O público que tem crescido nos últimos meses é formado por pessoas que buscam manter uma vida mais saudável por meio das atividades físicas e encontram na academia o auxílio necessário no que se fere a orientação e acompanhamento dos exercícios. "Excelentes os treinos orientados pelos profissionais daqui, eu faço e recomendo!", indica Cimei Paixão, frequentadora da academia.
A coordenadora da academia, Rosélia Albuquerque, explica que desde que as atividades foram retomadas, após o recesso em função de licença e férias de uns servidores, centenas de usuários têm procurado o espaço para participar das atividades disponibilizadas. "Diariamente oferecemos aeróbica, treinamento funcional, ginástica localizada, alongamento e atividades educativas voltadas para saúde sexual, saúde muscular e saúde nutricional, com aulas sempre lotadas", informa.
De acordo com a coordenadora, o atendimento inicia a partir das 16h com a oferta de avaliação física e nutricional, que são disponibilizadas até as 20h. "As modalidades praticadas na academia são diversificadas e incluem ainda caminhadas supervisionadas, avaliação postural, teste de glicemia e aferição da pressão arterial, além das atividades físicas diariamente das 18h às 19h", acrescenta.
Segundo a secretária de Saúde, Conceição Madeira, "para manter as atividades na academia é disponibilizada pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), uma equipe de profissionais composta por nutricionistas, psicólogo, fisioterapeuta, educador físico e assistente social, que cumprem expediente de segunda a sexta-feira, no turno vespertino", afirma.
Ela ressalta que a Secretaria faz questão de manter o programa, porque vê nas Academias da Saúde uma oportunidade de as pessoas readequarem seu estilo de vida trocando o sedentarismo por atividades físicas programadas. "É uma estratégia para estimular o aumento da prática de exercícios físicos na população com disponibilização de profissionais qualificados que estimulam modos de vida saudáveis nestes ambientes e, dessa forma, promovemos mais saúde", frisa a secretária.
Vale ressaltar que para participar das atividades da Academia da Saúde as pessoas devem procurar a Academia para fazer a avaliação com o educador físico, nutricionista e fisioterapeuta de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h.
Atendimento - O horário de funcionamento da academia com a presença dos profissionais é de segunda a sexta, a partir das 16h, sendo ginástica supervisionada, nas terças e sextas; ginástica localizada na quarta e aeróbica nas terças, quartas e sextas. Quanto às avaliações com nutricionistas e educadores físicos, são feitas todos os dias, das 16h às 20h.
Estrutura física - A academia conta com espaço interno composto por três salas, sala de convivência (local com diversos jogos interativos, de raciocínio, entre outros como xadrez, dama e dominó); sala de apoio (onde são realizados os atendimentos técnicos, de orientação e avaliação pelos profissionais); sala de arquivo/almoxarifado; dois banheiros (feminino e masculino, com espaço para banho); ambiente externo com equipamentos de ginástica de solo (como abdominal barra e outros, assim como espaço de aeróbica). (Maria Almeida/ASCOM)