A V Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno foi aberta, oficialmente, nessa quinta-feira (1º), na Unidade Básica de Saúde (UBS) na Vila Lobão. Após a solenidade, que contou com a presença do secretário adjunto de Saúde de Imperatriz, Arnaldo Alencar, foram desenvolvidas atividades educativas com as equipes NASF e ESF e palestra sobre amamentação para as mães e gestantes.
Nesta sexta-feira (2), as unidades da Vila Nova, Vila Cafeteira e São José recebem as atividades educativas com temas relacionados à amamentação. No decorrer da programação, que se encerra no próximo dia 7, haverá também capacitação aos profissionais de saúde das ESF e NASF, no auditório da Regional de Saúde, com curso de noções básicas em aleitamento materno, em parceria com o Hospital Regional e Programa de Saúde da Mulher.
No sábado (3), a coordenação do Programa Saúde da Criança, em parceria com o HRMI, Programa de Atenção Básica, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, Saúde do Homem, Saúde do Adulto, Hiperdia, Saúde Bucal e equipe do NASF, realiza durante toda a manhã um pit-stop na confluência da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa com Rua Amazonas.
A programação retorna na segunda-feira (5), com palestra educativa no Programa Saúde da Mulher, no Centro de Saúde Três Poderes. Atividades nos CRAS, com distribuição de folders, palestras educativas sobre amamentação às gestantes e mães que estão amamentando. Palestra sobre saúde bucal e apresentação de teatro nas UBS, dos bairros Santa Rita, Airton Sena e Parque Amazonas.
Na terça-feira (6), realização de atividades educativas em parceria com a União dos Capelães Estadual de Imperatriz – UCEMI, com distribuição de folders nas enfermarias do Hospital Infantil de Imperatriz. Palestra sobre saúde bucal e atividades com as creches e ESF, com temas relacionados ao aleitamento materno e apresentação de teatro nas UBS Maria Aragão, Parque Anhanguera e Planalto. Stand educativo na Caixa Econômica Federal.
A Semana de Incentivo ao Aleitamento Materno encerra na quarta-feira (7) com uma blitz, pela manhã, na Avenida Getúlio Vargas, Praça Brasil. Atividades nos CRAS com distribuição de folders e palestras educativas com temas relacionados ao aleitamento materno. Atividades educativas com as equipes NASF e ESF em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Apresentação de teatro com a equipe NMES sobre amamentação e palestras educativas com as ESF nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Boca da Mata, Bom Sucesso e Vilinha e ainda na Lagoa Verde. Durante toda a semana, as UBS com as 42 ESF e NASF desenvolvem atividades educativas com o tema aleitamento materno, intensificando assim, as ações das equipes. (Domingos Cezar/ASCOM)