Iniciada na última segunda feira (26), as ações da Semana do Adolescente - que está sendo realizada pela primeira vez aqui em Imperatriz - tem levado atendimento e orientações aos jovens da cidade. Uma das primeiras intuições a receber a mobilização da semana foi a Escola Princesa Isabel no Bairro Entroncamento. Na oportunidade os alunos do colégio foram a contemplados com atividades lúdicas e uma oficina sobre sexualidade.
A programação segue hoje (29) e amanhã (30) com atividades as escolas Elisa Nunes e Giovani Zanni. Vale lembrar que a abertura oficial da semana aconteceu na última terça feira (27). O CRAS Bom Jesus foi a instituição onde foram m realizadas as atividades do segundo dia, e contou com oficinas, exibição de vídeos, atividades físicas, apresentação do coral curumim e aplicação de flúor.
A temática central discutida no encontro foi o uso do fone de ouvido e os cuidados que devemos ter para evitar problemas na saúde auditiva. "Nós pensamos nesse tema, porque hoje há um grande número de jovens com doenças acometidas em detrimento do uso desregrado do fone de ouvido", explica a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira.
A palestra foi ministrada pela fonoaudióloga da equipe do NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, e contempla um dos objetivos da Semana do Adolescente que é sensibilizar esse público quanto à importância dos serviços de saúde para manutenção da sua qualidade de vida; por meio de ações voltadas aos cuidados que se deve no dia a dia em relação à saúde preventiva.
Para tanto, as ações da mobilização tem realizado atividades educativas e lúdicas nos CRAS e nas escolas por onde passou. Vale ressaltar que a Semana do Adolescente é organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), por meio do Programa Saúde da Criança e do Adolescente em parceria com NASF - Núcleo de Apoio a Saúde da Família, PSE -Programa Saúde na Escola, CRAS - Centro de Referência da Pessoa em Assistência Social, Programa de Saúde Bucal e Programa Saúde da Mulher. Maria Almeida [ASCOM]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15720
Comentários