Realizada há 08 anos pela Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria de Saúde, a Semana Municipal do Aleitamento Materno segue as diretrizes da Semana Mundial e leva até as Unidade Básicas de Saúde e aos CRAS - Centro de Referência em Assistência Social, capacitações, palestras e atividades educativas voltadas para alertar sobre a necessidade da amamentação, nos primeiros meses de vida da criança.
Com o tema: "Amamentação & o Desenvolvimento Sustentável", a Semana acontece no período de 01 a 07 de agosto. A abertura oficial aconteceu na manhã de ontem (02), na UBS Vila Lobão, com a participação de diversas mães e crianças que contaram com palestras e orientações sobre a forma correta de amamentar, como manter a lactação e as doenças que podem ser prevenidas por meio do ato de amamentar.
"Desde o início da nossa gestão que a campanha de Incentivo ao Aleitamento Materno faz parte das comemorações no município de Imperatriz e esse ano não poderia ser diferente, porque nós sabemos da importância desse ato para a saúde da criança", explica a secretária de Saúde, Conceição Madeira, ao falar da programação preparada pela secretaria a ser desenvolvida durante a semana.
Conceição Madeira ressaltou que essa semana "além de mostrar a forma mais indicada para realização correta do processo de amamentação, serve para mostrar para as mães, os direitos e as vantagens do aleitamento materno, promovendo a amamentação exclusiva até 06 meses e complementada até 02 anos de vida ou mais; sem contar que nessa mobilização os profissionais da saúde conversam com as mães para dirimir as dúvidas sobre a prática de amamentar", acrescenta a secretária.
Durante a abertura da Semana Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno, a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, ressaltou que a realização desse evento é de suma importância porque mostra que o incentivo a amamentação não deve está apenas no âmbito da maternidade.
"É um momento de muita satisfação porque gente chega mais próximo da comunidade promovendo saúde, e a gente percebe que há uma preocupação do Prefeito Sebastião Madeira e da Secretária de Saúde Conceição Madeira desde 2009 em fortalecer as ações voltadas para essa temática, promovendo atividades junto as 42 Unidades Básicas de Saúde, aos CRAS´s e as creches, de forma que a comunidade começa a perceber a importância da amamentação dentro e fora da maternidade", afirma a coordenadora. Maria Almeida [ASCOM ]
Segue Programação completa
01/08/2016 Segunda - feira
• Atividades educativa desenvolvidas com a equipe NASF e ESF- Estratégia Saúde da Família na UBS de saúde e Palestra educativa em saúde bucal.
02/08/2016 Terça - Feira
• Abertura oficial às 9:00hs - Na UBS - Unidade Básica de Saúde Vila Lobão com atividades lúdicas, Palestra educativa em saúde bucal., panfletagem sobre amamentação, e lanche com frutas as gestantes
03/08/2016 Quarta - Feira
• Atividade educativa nos CRAS - Centro de Referencia da Assistência Social,
para as gestantes, e mães amamentando a partir das 8:30 horas
04/08/2016 Quinta- Feira
• Capacitação ministrada com profissionais do NASF e Programa Saúde da Mulher, no auditório do CEREST, as 14:00horas, sobre praticas em Amamentação e Método Canguru.
05/08/2016 Sexta- Feira
• Atividades educativa desenvolvidas com a equipe NASF e ESF- Estratégia Saúde da Família em diversas UBS e Palestra educativa em saúde bucal.
Comentários