Iniciadas no último sábado, 01 de agosto, no Hospital Municipal Infantil, as atividades voltadas para mobilização de incentivo ao aleitamento materno realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde continuam durante esta semana com orientações dobre amamentação, capacitações, palestras e atividades educativas. A abertura oficial da Semana foi feita ontem na Unidade Básica de Saúde Maria Aragão e contou com a participação da comunidade e dos programas vinculados ao Departamento de Atenção Básica em Saúde.

Arnaldo Alencar, pediatra e secretário adjunto de Saúde, esteve presente no evento representando a secretária de Saúde, Conceição Madeira, e alertou o público sobre a importância do ato de amamentar. "Nesta semana é preciso que chamemos a atenção também dos pais e das avós para a necessidade de se amamentar, um ato que evita muitas doenças como, por exemplo, cólicas e diarreias. E a participação dos pais é fundamental no processo de amamentação, pois a qualidade do leite está ligada ao estado emocional da mãe", ressaltou.
Já a coordenadora do Programa Saúde da Criança e do Adolescente, Valéria Moreira, uma das mobilizadoras da VII Semana chamou a atenção das mães para a temática discutida este ano - "Amamentação e Trabalho: Para dar certo, o compromisso é de todos". "O Ministério da Saúde preconiza e defende a importância de se amamentar, sabendo dos inúmeros benefícios que a amamentação traz para os recém-nascidos, e por isso trouxe para discussão deste ano os direitos que a mãe tem de amamentar no ambiente de trabalho", afirma.
A coordenadora acrescentou ainda que visando enriquecer as discussões e tirar as dúvidas das mamães e dos profissionais que lidam diretamente com este público, em relação ao assunto, a programação inclui também duas palestras sobre "Noções Básicas em Legislação e Práticas de Proteção à Maternidade; e "Direitos e Práticas de Incentivo ao Aleitamento Materno". As explanações acontecerão na próxima sexta-feira, 07, no auditório da Regional de Saúde, das 8h às 12h, durante um workshop em forma de oficina.
Após a cerimônia de abertura, foi oferecido um café da manhã aos participantes; e as mães grávidas e lactantes participaram de atividades como orientação nutricional, avaliações, consultas e um momento de beleza com cabeleireira, manicure e pedicure. Os serviços foram disponibilizados pelos profissionais da Unidade Básica de Maria Aragão, do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família e do SENAC - instituição parceira na ação que perdurou durante toda a manhã de ontem. [ Maria Almeida - ASCOM]