Na correria do dia-a-dia, já não se permite perder tempo em filas e nem esperar muito tempo para ser atendido. O imediatismo, agilidade e a satisfação se tornaram essencial no atendimento ao cliente. E com objetivo de capacitar e preparar profissionais do setor de panificação, o sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Imperatriz (Sinpancimp) promoveu o curso Atendimento e Marketing Pessoal.  
O presidente do Sinpancimp, Joanas Alves, explica que a iniciativa é uma forma de aprimorar e também de reavaliar o atendimento prestado ao consumidor. “Temos essa preocupação em sempre tratar bem o cliente. Afinal de contas, o atendimento soma muito junto ao conjunto de outras necessidades que garantem o sucesso de uma padaria. Buscar esse tipo de qualificação é sempre necessário, para que possamos não garantir somente produto, mas também, atendimento de qualidade”. 
O encontro destinado a proprietários e funcionários das panificadoras trouxe aos participantes, orientações para se destacarem no mercado competitivo, com a finalidade de descobrir seu potencial, planejar sua imagem, expor seus conhecimentos e ampliar sua área de ação.  Além de ouvirem sobre como melhorar sua comunicação, imagem, relacionamento e postura durante o atendimento ao cliente. 
“A proposta foi trazer alguns conceitos de atendimento, marketing e inteligência emocional. Na verdade, foi uma espécie de bate-papo onde apontamos o marketing pessoal como maneira de se relacionar, além de explorarmos por meio dos conceitos do atendimento,  a boa imagem, educação, conhecimento do produto e agilidade”, destaca o palestrante, administrador e gestor regional da FIEMA, Eduardo Soares. 
Durante curso ministrado no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), atendentes e balconistas de panificadoras trocaram informações e puderam esclarecer dúvidas.  Balconista de padaria há quase dois anos, Maria Araújo conta que o curso chegou em uma boa hora. “O nosso grande desafio está no dia-a-dia, em recepcionar e atender bem o cliente que adentra no estabelecimento. Muitos deles recebem somente o nosso bom dia, aprendemos aqui que algo simples, pode fazer muita diferença”.