O I Simpósio de Multidisciplinar de AIDS (SIMU), que teve início no último dia 21 e terá duração até este sábado (24), foi promovido pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no campus de Imperatriz, e tem abordado várias temas relativos à incidência do vírus da Aids e o tratamento da doença. Na última quinta-feira (22), o professor Fernando Augusto Cintra Magalhães, da UFMA, explicou e tirou dúvidas do público sobre o atendimento odontológico ao portador do HIV.
Na ocasião, o professor, que também atuou como cirurgião dentista por 11 anos, explicou como foi o processo da descoberta e entendimento da AIDS no atendimento odontológico, e dividiu em fases esse processo: fase de desconhecimento, quando pensava-se que qualquer contato físico seria uma possibilidade de contrair a doença, até mesmo o ato de sentar na cadeira do consultório; fase do medo, quando o odontólogo sabia que o paciente tinha o vírus da doença e se recusava a atendê-lo por medo de contrair o vírus; fase do preconceito, onde o portador do HIV recebia denominação de “aidético”, o profissional se afastava do portador da doença; a fase da informação, período mais recente, em que os profissionais perceberam que o risco de infectabilidade pela AIDS é a menor possível, e a fase atual, em que não existe rótulo de gênero e todos são dignos de atendimento, sem haver preconceito.
De acordo com o professor Fernando Augusto, atualmente o portador da AIDS é bem visto dentro do consultório odontológico e pela sociedade. “Hoje nós respeitamos o portador do HIV e à medida que o conhecimento avança o medo diminui. Então uma palestra, um simpósio, esses movimentos da universidade que levam essa temática para fora possibilitam a disseminação do conhecimento para a população, evitando preconceitos”, afirma.
Conforme uma das organizadoras do evento, a acadêmica Bruna Milhomem, o Simpósio está superando as expectativas e recebendo público de diversas áreas de conhecimento.
A programação do Simpósio continua no sábado (24), às 08h, no auditório da UFMA, com Mesa Redonda abordando o tema “As diversas ópticas sobre a influência da mídia na AIDS”. Haverá também entrega de certificado no encerramento do evento. (Ascom UFMA Imperatriz)