O Núcleo de Apoio à Saúde da Família, NASF, criado em 2008 pelo Ministério da Saúde, promove capacitação de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, ACS

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família,NASF, criado em 2008 pelo Ministério da Saúde, promove capacitação de enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, ACS. Os profissionais estiveram reunidos, nesta quarta-feira, 28, no auditório da Unisulma com o objetivo de promover ações da Atenção Básica, AB, por meio da humanização do atendimento ao público e capacitação profissional.
Para o secretário de saúde, Alair Firmiano, "A saúde é um dos gargalos da gestão municipal. A capacitação de funcionários na área da saúde tem sido uma prerrogativa da gestão do prefeito Assis Ramos. A qualificação promove ações que visam o bem estar da população por meio de um atendimento humanizado realizado por profissionais qualificados". 
A coordenadora do NASF, Paula Cardoso, enfatiza que "as capacitações são realizadas em sua territorialidade para alinhar o trabalho do núcleo juntos às Unidades Básicas de Saúde, UBS. O NASF procura seguir com uma agenda pactuada, junto a outros profissionais da área, no início do mês, para dar sequência nas ações com atendimentos individuais e grupos, palestras e estudos de caso". 
Na quinta etapa de qualificação, o núcleo capacitou, durante todo o mês, equipes formadas por ACS, enfermeiro e diretores da Unidade Básica de Saúde do Santa Rita, Nova Imperatriz, Cafeteira, Vila Nova e Nilton Lopes. Para a enfermeira, Darildes Souza, gerente da Unidade Básica do Santa Rita, "a capacitação é importante, pois abrange um trabalho na comunidade junto com as equipes. São momentos ímpares na saúde, pois supre necessidades da atenção básica  e leva assistência médica multiprofissional para os usuários".
A composição da equipe do NASF é formada por farmacêutico, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, educador físico, psicólogo e um médico veterinário. Os profissionais do núcleo são responsáveis em planejar ações e desenvolver a educação profissional, trabalhar de forma integrada com a Estratégia Saúde da Família (ESF),  desenvolver ações intersetoriais e realizar atendimento compartilhado, atividades educativas coletivas, visitas domiciliares. (Kalyne Cunha - Ascom)