No último dia 22, a Associação dos Artesãos de Imperatriz, Assari, celebrou 20 anos de fundação, com café da manhã e minicurso oferecido aos profissionais, na sexta-feira, 27. Programação organizada pela Prefeitura, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Sedec, contou com roda de conversa em clima de confraternização, no Centro de Artesanato, Rua Urbano Santos.
O evento contou com presença da primeira-dama, Janaína Ramos, que sempre incentivou o segmento na cidade e representou o prefeito Assis Ramos. Ela destacou a obra realizada no Centro, com projeto de engenharia e arquitetura elaborado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, e executado pelo Governo do Estado. "As inovações neste espaço valorizaram ainda mais os artesãos, que contam com boxes para melhor acomodar seus produtos e, assim, atrair mais clientes. O trabalho desses profissionais pode ser visto também em praças, secretarias e em oficinas nos programas sociais. Eles retiram a fonte de renda com arte produzida com carinho, gosto e muita determinação", reforçou.
O secretário da Sedec, Eduardo Soares, explica que o artesanato é uma atividade econômica que faz parte do setor de serviços, enquadrada no foco das políticas do turismo. "É papel da prefeitura fomentar a arte local e estamos fazendo, com projetos de qualificação para a reforma e ampliação do Centro, além de buscarmos crédito no mercado, com apoio do Banco do Nordeste e escrevendo os artesãos em editais do Ministério do Turismo", detalhou.
Ele afirma que o Centro de Artesanato de Imperatriz é um ponto de referência na cidade, onde as pessoas podem conhecer a arte retratada nos produtos expostos no espaço. O secretário enfatiza que os profissionais recebem cursos variados, seja a distância ou presenciais, e que em agosto uma nova grade será apresentada para qualificação, entre eles técnicas de venda, formação de preço e empreendedorismo. A Sedec faz ainda o trabalho de curadoria, com orientações para auxiliá-los na confecção dos materiais.
À tarde, os artesãos participaram de minicurso sobre qualidade no atendimento, ministrado por Fernando Babilônia, diretor executivo da Sedec. "Eles conhecem o produto e precisam mostrar isso ao público, por isso, atender bem faz parte da fidelização desse cliente", pontuou.
Para Simone Fonseca, presidente do Assari, a data reflete muitos motivos para comemoração. "Foram muitas conquistas ao longo desses anos e a categoria tem sido bastante valorizada pelo prefeito Assis Ramos e o Governo do Estado. Por isso, não podia passar em branco. Imperatriz é a porta de entrada da Chapada das Mesas e este Centro representa a nossa cultura também, é o retrato de nossa cidade para população e turistas".
O Centro possui 222 artesãos cadastrados, sendo 52 com espaços no local, com geração de renda e emprego para muitas famílias. Ilton Vasconcelos é um dos exemplos. Artesão há 10 anos associado, ele enxerga a comemoração como uma iniciativa "excelente, com apoio dos governos e dos moradores, o que resulta em produtos de qualidade e que emocionam os visitantes". (William Castro - Ascom)
Comentários