Restaurante popular atende população carente de Imperatriz

Pollyana Galvão

Chegar até a população mais carente e possibilitar meios para que ela se desenvolva financeiramente foi um dos principais objetivos da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de Imperatriz nos últimos quatro anos. A ampliação e a descentralização dos benefícios para atender à população mais carente deu-se com o aumento do número de Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que passou de um para cinco.
Um dos principais avanços da assistência social foi a oferta de cursos profissionalizantes para a população em vários pontos da cidade. Cursos como informática, manicure, panificação e salgado, corte e costura, cabeleireiro, maquiagem e depilação são oferecidos nos cinco Cras, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Centro de Inclusão Econômica e Social de Imperatriz  (Ciesi). Além da adesão do Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec) que disponibiliza vários cursos gratuitos no Ifma, Senai e Senac.
A secretária da Sedes, Miriam Reis, destaca que o principal avanço da assistência social foi a revitalização do Cras. “Tudo que você precisar da assistência pode ir em um dos cinco Cras implantados nas quatro grande regiões da cidade e na da zona rural. Se eles  não resolverem o problema eles encaminharão corretamente. Hoje as pessoas são bem assistidas através da estrutura que nós implantamos para o funcionamento de todos o programas no município”.
A dona de casa Adriana Freitas, 26 anos, mãe de dois filhos, faz curso de cabeleireiro no Cras e ressalta a importância da qualificação profissional. “O aprendizado aqui é muito grande, eu sempre gostei da área da beleza. Eu cuido do cabelo dos meus familiares e vizinhos. Então, resolvi fazer o curso para receber o certificado para poder trabalhar e abrir meu próprio negócio. Também pretendo fazer o curso de maquiagem e depilação para ficar um salão completo”.

Outros avanços
O programa Bolsa Família foi descentralizado no município. Assim, o cadastro das famílias no programa também pode ser realizado nos cinco Cras do município, além do prédio no centro da cidade.  Atualmente são 34.961 famílias cadastradas no programa, sendo 20 mil famílias beneficiadas em Imperatriz.
Em 2012 foi ampliado o número de abrigos para crianças e adolescentes, de dois para três. A Casa de Passagem, atualmente Casa da Criança foi totalmente reformada pela Prefeitura de Imperatriz em parceria com o Poder Judiciário e com a sociedade civil.
O Banco de Alimentos e d Restaurante Popular serão modernizados possibilitando um melhor atendimento para a população. Os projetos propõem a reforma dos dois prédios, a aquisição de novos equipamentos e a aquisição de dois veículos para o Banco de Alimentos.
De acordo com a secretária Miriam Reis, existem mais dois projetos em andamento na assistência social que é a criação do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e do Centro DIA, para deficientes.