Funcionando em Imperatriz há cerca de 10 anos, o CEREST atende a todos os trabalhadores formais, informais, autônomos, desempregados e aposentados de Imperatriz e mais 43 municípios

Pacientes com problemas de Saúde decorrentes do processo de trabalho vem recebendo atendimento diferenciado em Imperatriz. Por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), a Secretaria Municipal de Saúde tem disponibilizado a população atendimento médico especializado - o que tem proporcionado melhores condições de tratamento e reabilitação dos trabalhadores do município e cidades circunvizinhas.

Funcionando em Imperatriz há cerca de 10 anos, o CEREST atende a todos os trabalhadores formais (públicos e privados), informais, autônomos, desempregados e aposentados de Imperatriz e mais 43 municípios da área de abrangência desta regional. Localizado na Rua Maranhão, Nº 826, bairro mercadinho, com amplas e confortáveis instalações, o Centro atende dezenas de pessoas diariamente.
O Centro conta com Médico e Enfermeiro do Trabalho, Assistentes Sociais, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, Técnicos de Enfermagem e Técnicos em Segurança. "Uma estrutura que nos permite prestar assistência especializada e mais qualificada - o que aperfeiçoa o tratamento destes pacientes", ressalta a secretária de Saúde, Conceição Madeira.
Para ser atendido, o usuário deve procurar o CEREST com carteira de identidade, cartão SUS, carteira profissional, exames, laudos, atestados médicos relacionados com a doença ou o acidente de trabalho. "Ao nos procurar o usuário é avaliado e se constatada a relação da doença com o trabalho, ele é atendido no ambulatório do CEREST ou é encaminhado a outros serviços especializados da rede SUS", acrescenta a coordenadora do Centro, Kaliane Almeida.
Contudo, para melhoria dos serviços do Centro, o Prefeito Sebastião Madeira e a Secretária de Saúde do Município, Conceição Madeira investiram em capacitação dos Servidores. "Técnicos do CEREST participam de treinamentos de atualização e aperfeiçoamento em vários centros do País, porque fazendo com que melhore o conhecimento sobre a Política de Saúde do Trabalhador que é ampla e complexa exigindo bastante conhecimento para sua execução", finaliza a coordenadora.
Ações direcionadas a públicos específicos também fazem parte dos atendimentos do CEREST,desenvolvidos por meio de ações do "Circuito Saúde", que já levou milhares de atendimentos a empresas e entidades classistas como ao dos mototáxis que tem um dia dedicado a eles - quando recebem orientações sobre prevenção e tratamentos de doenças ocupacionais.
Vale ressaltar ainda que ao longo da gestão diversos projetos foram desenvolvidos para qualificar ainda mais a assistência prestada pelo CEREST, entre eles:
- Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Construção Civil;
- Ler/Dort: Prevenir é Conhecer;
- "Sua voz, Seu Trabalho": Uma proposta preventiva;
- Pair - Perda Auditiva Induzida Por Ruído;
- Programa de Conservação Auditiva;
- Saúde Mental e Trabalho;
- Projeto Saúde e Qualidade de Vida no Local de Trabalho;
- Trabalhadores da Saúde: Quem cuida do Cuidador?
- Higiene e Segurança no Ambiente de Trabalho;
- Projeto de Pesquisa sobre intoxicação por agrotóxico com o Trabalhador Rural;
- Projeto de Pesquisa sobre intoxicação por Benzeno (Trabalhadores dos Postos de Combustível);
- "Atenção Integral à Saúde do Trabalhador da Construção Civil;
- "Higiene  e Segurança  no Ambiente de Trabalho";
- "Circuitos Saúde - Prevenção e Promoção da Saúde do Trabalhador ( Agosto/2010);
- "Vigilância em Saúde do Trabalhador VISAT conforme portaria GM/MS 777/2004 (notificação dos agravos da saúde do trabalhador). Maria Almeida/ASCOM