O Ministério do Meio Ambiente lançou nessa sexta-feira (9), no auditório da Associação Médica de Imperatriz (AMI), o Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais da Região Tocantina. A solenidade de abertura contou com a presença do ministro Sarney Filho.
Segundo ele, “esse é o primeiro evento do gênero [âmbito nacional] realizado pelo Ministério do Meio Ambiente no Maranhão, prestigiando a cidade de Imperatriz, direcionado aos gestores municipais e como o órgão poderá ajudar essas unidades da federação na área ambiental”.
“Em relação ao lixo, temos condições de auxiliar os municípios a elaborar projeto, que precisa ser bem feito para disponibilizarmos os recursos financeiros no sentido de que haja a destinação correta do lixo na maioria dos municípios maranhenses”, disse ele, que reforça a importância dos projetos serem elaborados por técnicos qualificados, pois os recursos são oriundos de fundos internacionais.
Sarney Filho orienta que os gestores precisam se adequar aos projetos exigidos internacionalmente para liberação dos recursos na área ambiental, sendo necessária a capacitação dos técnicos dos municípios para elaboração dos projetos.
Ele assinalou ainda que uma especialista em resíduos sólidos, do Ministério do Meio Ambiente, proferiu palestra que orientou os gestores e os técnicos dos municípios sobre várias possibilidades de dar uma destinação correta ao lixo doméstico.
O prefeito eleito Assis Ramos (PMDB), que prestigiou o lançamento do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Municipais, reitera que “Imperatriz não pode ficar de fora das decisões políticas debatidas em âmbito nacional, como é o caso da política de resíduos sólidos”.
“Essa instrução dos gestores é de fundamental importância para elaboração correta dos projetos na área ambiental para captação de recursos, resultado do nosso empenho junto ao ministro Sarney Filho, que prontamente demonstrou sensibilidade e veio a Imperatriz”, acrescentou.
Assis Ramos também comentou que o ministro Sarney Filho assumiu compromisso de viabilizar uma solução definitiva para acabar com o lixão de Imperatriz. E emendou: “Vamos trazer o governo federal para dentro de Imperatriz”.
O prefeito eleito defendeu ainda a realização de campanha de preservação do rio Tocantins, responsabilidade que deve ser compartilhada pelos municípios-estados circunvizinhos do Maranhão, Tocantins e Pará. “Me sinto na obrigação, como cidadão e gestor, de fazer com que o rio Tocantins seja, de fato, preservado, evitando que a população sofra com os transtornos causados pelos impactos ambientais”, completou.
Para ele, “é necessário que seja desenvolvido campanha de educação ambiental, em parceria com o governo federal, para conscientizar a população da necessidade de preservação do rio Tocantins”. [Gil Carvalho-Sidney Rodrigues]
Publicado em Cidade na Edição Nº 15774
Assis Ramos destaca importância do lançamento do programa de capacitação de gestores
Prefeito eleito diz que ministro Sarney Filho mostra sensibilidade nas causas ambientais
Comentários