Considerada uma das obras mais importantes da história recente da cidade, o PAC 1, executado pelo Governo Federal com a contrapartida da Prefeitura, ganha hoje seu contorno final: o prefeito Assis Ramos entrega na manhã desta sexta-feira, 6, oficialmente, o sistema de esgotamento sanitário e da rede de abastecimento de água da Grande Cafeteira, João Castelo, Parque Amazonas e Recanto Universitário. O ato, segundo convite distribuído pela Prefeitura, será na Estação Elevatória de Esgoto - da Vila João Castelo, localizada na Avenida da Liberdade.
A obra é considerada importante por especialistas em saneamento básico porque tem reflexo direto na saúde da população. A estimativa é de que pelo menos 25 mil pessoas sejam beneficiadas por esse sistema que passa oficialmente, a partir de hoje, a ser administrado pela Caema, que com isso amplia a cobertura no tratamento de esgoto da cidade.
O PROGRESSO apurou que não foram fáceis as tratativas da Prefeitura com a Caema para que a mesma recebesse a obra, contudo a situação foi contornada com chegada de Carlos Rogério na presidência da companhia que, pelo que se informa, teve um empenho fundamental para que os entraves político-administrativos entre Estado e Prefeitura fossem vencidos e, finalmente, aquela autarquia recebesse e se responsabilizasse pelo gerenciamento do sistema.
Os ex-prefeitos Ildon Marques e Sebastião Madeira foram convidados pelo prefeito Assis Ramos para a solenidade. O PAC 1 foi iniciado quase no final do governo do primeiro, sendo assumida pelo segundo com cerca de 10% de seu andamento. Madeira, com todas as dificuldades, conseguiu avançar em mais de 88%, sendo a mesma concluída agora pelo atual prefeito, cuja equipe fez algumas correções e formalizou a mediação {pagamento} final.
Ouvido ontem, por telefone, o ex-prefeito Sebastião Madeira declarou que se sentia honrado pelo convite do prefeito Assis Ramos, mas que já tinha assumido outro compromisso em Brasília, entretanto ressaltou a importância do PAC 1 para a cidade. Lembrou das dificuldades que teve para tocar a obra e elogiou a equipe do atual prefeito por ter solucionado as questões finais, e concluiu dizendo que “obra pública tem um dono, que é o povo para o qual se destina”.
Já o ex-prefeito Ildon Marques declarou que reputa o PAC 1 como a obra mais importante da história da cidade. “O aprovamos com muita dificuldade. Iniciamos a obra, o Madeira deu continuidade e agora o Assis finaliza. É uma obra de suma importância, porque se trata de saneamento básico e todos sabem do seu significado para qualquer cidade”, disse o ex-prefeito.