Iniciativa deixa um legado para a economia de energia, com o maior investimento nessa área em todo o país

A Prefeitura de Imperatriz, através da Secretaria Municipal de Educação, Semed, fez o maior investimento em Sistema de Energia fotovoltaica do Brasil. Nesta quarta-feira, 11, o prefeito Assis Ramos, acompanhado do secretário de Educação, Josenildo Ferreira, assinou ordem de serviço para implantação do sistema de energia solar.

O evento realizado no Centro de Educação Municipal Madalena de Canossa contou com participação da comunidade escolar e secretariado da gestão municipal para este marco histórico para educação de Imperatriz. "É uma satisfação muito grande receber esse projeto. Um sonho da comunidade escolar tornando-se realidade. É uma ousadia da gestão municipal e por isso quero parabenizar e agradecer a todos que estão à frente desse projeto que possibilitará a climatização das 12 salas de aula", agradeceu Magno Ribeiro, gestor da instituição.
O investimento contempla 32 escolas do município que receberão placas de energia solar. Essas unidades abastecerão toda a rede municipal no consumo elétrico de forma limpa e sustentável. Um investimento que ficará para a história da cidade e do Brasil, pois corresponde a 10% de toda a energia solar utilizada no nosso estado. Isso irá baratear a conta de energia elétrica e viabilizará a climatização das 147 unidades de ensino.
"A Semed fez um investimento certo. Já tínhamos uma ideia global do que essa ação iria proporcionar, mas com essa atitude teremos como manter o custeio e sustentabilidade da climatização, uma preocupação que também era do prefeito Assis Ramos. Tenho a certeza que vamos fazer muito mais até o final de 2020", destacou Josenildo Ferreira, secretário de Educação.
Orçado em R$ 10,1 milhões, com o investimento, fruto de precatório do Fundef, serão adquiridos 7.728 painéis solares que estarão instalados até 2020 e utilizáveis por 25 anos. É a gestão Assis Ramos fazendo história em Imperatriz.
"Estamos deixando um legado para a economia de energia com o maior investimento nessa área em todo o país. Estamos chegando na frente. A economia viabilizará o custeio da climatização, pois foi uma das primeiras necessidades que percebi nas instituições de ensino, com as visitas frequentes que faço e com as palestras contra às drogas. Escolas que não ofereciam a menor condição de aprendizado aos alunos devido ao calor excessivo. Por isso, aliamos os dois projetos e agora sinto-me com dever cumprido. Vamos fazer muito mais, superando os obstáculos, pensando em melhorar ainda mais nossos índices de qualidade na educação", frisou Assis Ramos.
Para abrilhantar ainda mais o evento, alunos das escolas municipais Santa Laura e Santos Dumont apresentam pesquisas ao prefeito Assis Ramos e ao secretário de Educação Josenildo Ferreira. Os trabalhos versam sobre os benefícios da energia solar para os cofres públicos e para o meio ambiente expostos também durante a Mostra Cientifica Municipal. (Sara Batalha).