Noventa e cinco alunos concluíram, nesse sábado, o curso de Libras (língua brasileira de sinais) oferecido pela Associação de Surdos de Imperatriz (ASSIM). Os formados recebem esta semana os certificados.
Segundo a diretora pedagógica da ASSIM, Ivanilde Oliveira, o principal objetivo do curso é melhorar a comunicação entre surdos e ouvintes. Os resultados desta integração promovida pela Libras refletem-se tanto no âmbito familiar quanto ambiente de trabalho, já que é crescente a procura no mercado por pessoas que dominem a língua de sinais. “Os resultados alcançados até agora são positivos. Quando havia concurso com vagas que requisitassem o domínio de Libras, não havia candidatos. Agora os concursos da região sempre têm as vagas preenchidas e todos os profissionais saíram daqui”, diz Ivanilde Oliveira.
A professora das redes pública e particular Adriana Bertoldo diz que chegou ao curso por interesses profissionais e pretende seguir carreira na área: “Fui a um congresso de Letras e assisti a um seminário de literatura para surdos. Quando cheguei a Imperatriz, procurei fazer o curso, vou trabalhar o assunto tanto na monografia quanto na minha especialização”.
O educador Francisco Silvestre procurou o curso de Libras pela necessidade de dialogar com um irmão portador de surdez. “Eu e minhas quatro irmãs fizemos o curso por causa dele, para nos comunicarmos melhor. A gente procurava uma forma caseira de conversar, e quando conhecemos a Libras ficou bem mais fácil”. Novas turmas terão início no mês de fevereiro. O curso tem a duração de três meses.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14268
ASSIM encerra curso básico de Libras
Noventa e cinco alunos recebem certificados esta semana
Comentários