Domingos Cezar
A assessora de Projetos Especiais da Prefeitura de Imperatriz, bióloga Ivanice Cândido Almeida, esteve em audiência na última quarta-feira (23), no Ministério do Meio Ambiente - MMA, em Brasília, quando recebeu orientações nos departamentos da Agenda 21 e A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública.
Na Agenda 21, Ivanice Cândido, que também é presidente do Conselho Municipal do Meio Ambiente - COMMAM, foi recebida pelo representante do departamento, José Delfino da Silva Lima, o qual fez uma explanação sobre a meta do MMA para implantação das agendas 21 por vários municípios brasileiros.
Ele informou que o Ministério do Meio Ambiente vai realizar no Maranhão, até o mês de janeiro de 2014 fóruns regionais visando incentivar a implantação da Agenda 21. "Imperatriz será um dos polos regionais", afirmou Ivanice Cândido, ressaltando sua importância no que diz respeito ao recebimento de recursos federais para essa área.
Agenda 21 Local
A Agenda 21 Local serve para alcançar os objetivos propostos na Agenda 21 Nacional publicada no ano de 2002, visando melhorar a qualidade de vida de toda a população, sem comprometer as gerações futuras, tornando os municípios e localidades mais humanas e saudáveis.
Com a Agenda 21 Local, a comunidade se organiza, aprende, discute, identifica suas potencialidades e dificuldades e ainda propõe soluções com o objetivo de concretizar o sonho de uma vida melhor.
A construção da Agenda 21 Local não é uma tarefa somente do poder público. É um pacto de toda a sociedade, um compromisso de cada cidadão com a qualidade de vida do seu bairro, da sua cidade, enfim, do nosso planeta.
Uma pequena ação positiva ou negativa em sua comunidade refletirá em sua cidade, consequentemente sua cidade em seu estado, seu estado em seu país e seu país em todo o mundo. Ou seja, a atitude de cada cidadão é de extrema importância para o presente e o futuro do planeta. Por isso é que se diz: "Pensar globalmente, agir localmente".
A participação efetiva da sociedade de forma coletiva e pactuada é, sem dúvida alguma, o diferencial que poderá superar os desafios a serem enfrentados e, fundamentalmente, assegurar que esse resultado seja utilizado como um instrumento norteador para o desenvolvimento local.
Comentários