A assembleia extraordinária da Associação dos Municípios da Região Tocantina – Amrt, marcada para a manhã de hoje, foi adiada para esta quinta-feira em decorrência do feriado do dia 21. O comunicado foi feito ontem pelo presidente da entidade, prefeito Valmir Moraes de Campestre, que esteve na entidade e pediu para comunicar aos prefeitos o adiamento da reunião. Ele afirmou que o pedido veio dos próprios associados, que deixarão a manhã de quinta-feira para estarem em Imperatriz e participar do encontro.

A assembleia geral dos prefeitos foi convocada através de edital, como determina o estatuto da associação, e servirá para que sejam apreciados e votados pelos associados três itens envolvendo o estatuto.
Conforme a pauta divulgada pela diretoria da AMRT, os prefeitos deverão analisar e votar as seguintes propostas: Mudança do nome da entidade, admissão de novos associados e as alterações no estatuto para atender às duas propostas. Ele não quis informar os motivos pelos quais será alterado o nome e principalmente quais os novos municípios que serão incluídos na associação.
Como a Amrt nasceu após a separação da Amsul, como foi formada e abrangia os municípios da região sul, é provável que a ideia da unificação tenha surgido novamente a partir de reuniões das quais participara o presidente em Balsas.
Caso seja unificada novamente, os municípios da região sul passariam a integrar novamente a AMRT e esta, por sua vez, terá novo nome para englobar os novos associados.