Representantes das mais diversas manifestações culturais e artísticas estiveram reunidos na noite da última quinta-feira (1º), no auditório Vito Milesi, da Academia Imperatrizense de Letras (AIL), em assembleia que escolheu os delegados que vão representar o município de Imperatriz na Conferência Estadual de Cultura, a ser realizada nos dias 20 e 21 de setembro, em São Luís.
Coordenada pelo presidente da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), a assembleia teve como objetivo específico a escolha dos delegados e como participantes artistas, produtores e todas as pessoas que participam ativamente de grupos culturais do município. Ao iniciar, Lucena Filho autorizou a leitura do regimento interno da assembleia, que transcorreu num clima de muita tranquilidade.
De acordo com o artigo 1º do regimento e nos termos da legislação básica que dispõe sobre a criação e estruturação do Conselho Estadual de Cultura, foram escolhidos representantes dos seguintes segmentos: arte cênica, música, livro e literatura, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, memória e documentação e culturas populares, que engloba carnaval, festas juninas, entre outras manifestações culturais.
O segmento com maior representatividade na assembleia foi a música, que escolheu quatro titulares e quatro suplentes. Para acomodar tão poucos membros, o maestro Giovanni Pietrinni usou de “maestria” para apontar os nomes que farão parte da delegação imperatrizense. No segmento livro/literatura, foram escolhidos como titulares os irmãos e acadêmicos Domingos Cezar e Zeca Tocantins, os quais têm como suplente Elizete Pereira Leite. (Comunicação)