A Igreja Evangélica Assembleia de Deus foi fundada no Brasil em 1911, em Belém do Pará, por dois jovens de origem sueca, membros da Igreja Batista em seu país. Daniel Berg e Gunnar Vingren deflagraram o maior movimento pentecostal da história contemporânea da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil.
Há exato 60 anos, quando ainda a pequena Imperatriz não passava de uma vila espremida entre o campo de avião e o rio Tocantins, chegava aqui o pastor Plínio Pereira de Carvalho para fundar a Assembleia de Deus em Imperatriz. O trabalho começou com o histórico culto no dia 16 de setembro de 1952 em uma casa recém-adquirida por aquele obreiro.
Estavam com o pastor Plínio naquele início os seguintes irmãos: Maria Rodrigues Carvalho, Marcos Rodrigues Bandeira, Rosa Rodrigues Bandeira, Jorge Pereira da Silva, Francisca Bandeira da Silva, Januário Rodrigues Bandeira, Pedro Pereira Rocha, Neném Bandeira, Amadeu Bandeira, Maria Doraci Bandeira, Teodoro Pereira Rocha, Jonas Bandeira, Eunice Bandeira, Felícia Rodrigues Bandeiras, Evaristo Rocha e Maria de Jesus Coelho.
Cinco anos depois, isto é, em 1957, agora na liderança do pastor Luis de França Moreira, que assumira o pastorado em 1954, é inaugurado o primeiro templo da Assembleia de Deus, no dia primeiro de setembro de 1957, na rua XV de Novembro esquina com a rua Gonçalves Dias, onde hoje é a Congregação Jerusalém.
A igreja crescia - já eram mais de 200 crentes na sede - e se expandia nos povoados vizinhos. Com a abertura da rodovia Belém-Brasília em 1960, tanto a cidade como toda a região tocantina passaram a receber pessoas de todos os estados brasileiros numa verdadeira explosão demográfica. Com a mesma velocidade e proporção, a igreja crescia, ocupando espaço na cidade e abrindo igrejas nos povoados que surgiam.
Chegaram os anos 80 e o velho guerreiro pastor Luis de França falece em 15 de julho de 1984. Depois do seu falecimento, assume em seu lugar o pastor José Ribeiro de Sousa. No mesmo ano, o pastor Jairo Saldanha de Oliveira, que hoje dorme no Senhor, assumiu a presidência e com ele veio o sonho do grande Templo Central, cuja construção teve início em 1986 e terminou em 1999, já sob a liderança do pastor Raul Cavalcante Batista, que assumira a presidência em 1993, sucedendo aos pastores Daniel Rodrigues e Sebastião Andrade de Sousa.
Pastor Raul, com seu espírito empreendedor, cheio de sabedoria e graça do Espírito Santo e grande amor por missões, alavanca ainda mais o crescimento da igreja, que contava com 22 congregações e hoje são mais de 142 congregações, 43 pastores, 86 evangelistas, 245 presbíteros, 329 diáconos e 355 missionários distribuídos em 10 estados brasileiros e em 15 nações. Na área da comunicação, adquiriu a Rádio Cidade Esperança e o canal de televisão Cidade Esperança, através dos quais tem levado a mensagem de salvação aos lares dos imperatrizenses e cidades vizinhas. Na educação, o Ibadi hoje é um instituto com vários cursos teológicos para melhor preparo dos obreiros. Enfim, temos bênçãos e mais bênçãos; e, graças a Deus, o Evangelho de Jesus tem sido anunciado.
A Igreja segue fiel à doutrina dos apóstolos, guiada a cada dia pelo espírito da verdade que distribui como lhe convém, a cada crente, os dons espirituais tão necessários à caminhada vitoriosa, testemunhando de Cristo a este povo que, em trevas, tateia sem rumos.
O lema da comemoração da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Imperatriz é “60 anos evangelizando o mundo.
A missão primordial da Igreja é a evangelização!”.
O pastor presidente Raul Cavalcante Batista, em sua mensagem de aniversário, foi taxativo em afirmar que “Em 2012, ano em que a IEADI completa 60 anos, temos a convicção do que já fizemos e, se aqui chegamos, é porque o Senhor Jesus tem sido bom e misericordioso conosco. Uma caminhada de 60 anos é feita com muitos pés, entre eles o Pr. Plínio Pereira de Carvalho, Luis de França Moreira, José Ribeiro de Sousa, Jairo Saldanha de Oliveira, Daniel Rodrigues, Sebastião Andrade, de muitos pastores congregacionais e de uma multidão de obreiros, líderes, homens e mulheres chamados por Deus. ‘Até aqui nos ajudou o Senhor’. (I SAMUEL 7.12)”.
Ele acrescenta ainda que é com “e com esta convicção que tenho conduzido a IEADI nessas últimas duas décadas: ampliando sua ação missionária, estimulando a capacitação de nossos obreiros, investindo na evangelização através do rádio e da TV, promovendo assistência social, e nos últimos anos, a ressocialização dos oprimidos pela drogas”.
E anuncia que “2012 será o ano da grande colheita de almas! Temos muitos projetos de evangelização e discipulado: grandes cruzadas, ampliação dos grupos de Missão no Lar, envio de mais missionários, fortalecimento da EBD, do Ministério da Juventude (UMADI), reaparelhamento do sistema de Comunicação Cidade Esperança. Como você pode perceber são muitos desafios. Ore comigo: USA-ME, SENHOR!”.

Programação do aniversário

01 de setembro de 2012 – 8:00 horas
a) Abertura das festividades com hasteamento de bandeiras na congregação Jerusalém e, logo após, um grande culto de agradecimento a Deus por todos esses anos, na congregação onde tudo começou. Estarão presentes autoridades civis, militares e eclesiásticas.

01 de setembro de 2012 – 19:00 horas
a) Continuação da festa em comemoração aos 60 anos da Assembleia de Deus em Imperatriz com a realização no Templo Central do 42º CONGRESSO DE MOCIDADE com a participação do Pr. Josué Brandão, da Bahia; Banda Filarmônica Lírios dos Vales, Grande Coral de Jovens e Bandas Eletrônicas.

07 de setembro de 2012 – 07:00 horas
a) Participação em massa da Assembleia de Deus no desfile do dia 07 de Setembro, Marchando e Proclamando o Nome do Senhor Jesus.

14, 15 e 16 de setembro de 2012 – 19:00 horas
a) Acontecerá uma grande festa alusiva aos 60 anos da Igreja, na Congregação Jerusalém, com a participação do preletor internacional Pr. Marco Feliciano, bandas eletrônicas como Casa de Davi, Geração de Adoradores, Grupo de Coreografia e muito mais.

Presidentes da Assembleia de Imperatriz nestes 60 anos

Pr. Plínio Pereira de Carvalho - Presidente da IEADI de 1952 a 1955. Natural de Valença, estado do Piauí, nasceu em 9 de junho de 1917.

Pr. Luiz de França Moreira - Presidente da IEADI de 1955 a 1984. Nasceu no dia 13 de junho de 1898, na cidade de Belém, Estado do Pará.

Pr. José Ribeiro de Sousa - Presidente da IEADI de 1984 a 1984. Nasceu em 10 de junho de 1933 em Balsas-MA, filho de João Novato de Sousa e Josefa Ribeiro de Sousa.

Pr. Jairo Saldanha de Oliveira - Presidente da IEADI de 1984 a 1993. Nasceu a 3 de abril de 1927 em Soure-PA. Filho do Pr. Isidoro Saldanha de Oliveira, o primeiro pastor da AD consagrado no Brasil) e Maria de Nazaré.

Pr. Sebastião Andrade - Presidente da IEADI de 1993 a 1993. Nasceu em 20 de julho de 1936 no município de Pastos Bons-MA. Filho de Patrocínio Andrade e Francisca do Carmo Andrade.

Pr. Daniel Rodrigues de Sousa - Presidente da IEADI de 1993 a 1993. Nasceu em 16 de janeiro de 1946 em Canto do Buriti-PI. Filho de Raimundo Rodrigues de Sousa e Laurentina Amantina de Sousa.

Pr. Raul Cavalcante Batista - Casado com a Missionária Ruth Ribeiro, está no cargo desde 02/08/1993, é o atual presidente da IEADI.