Programação será desenvolvida no Templo Central da IEADI, a partir desta sexta-feira

Raimundo Primeiro

Os 500 anos da Reforma Protestante serão comemorados pela Igreja Assembleia de Deus em Imperatriz, durante cinco dias. A celebração será coordenada pelo pastor Raul Cavalcante Batista, presidente da IEADI, e começa às 19h desta sexta-feira (27).
Uma diversificada programação será desenvolvida sob o tema "500 anos da Reforma Protestante: Contribuições para a Igreja Atual", durante o período de 27 a 31 de outubro, no Templo Central da Assembleia de Deus, localizado na rua Gonçalves Dias, 565, área central da cidade.
O evento é considerado um marco para os assembleianos, também aqui em Imperatriz.
O professor Moab César Carvalho Costa, doutorando em História pela Unisinos e mestre em Ciências da Religião pela Puc de Goiás, será um dos preletores do evento.
O pastor Raul Cavalcante destaca que, no dia 31 de outubro, o mundo inteiro tem comemorado o Dia das Bruxas, o Samhain ou Halloween (Ano Novo cético).
"O que muitos já esqueceram é que, nessa data, Martinho Lutero afixou, na porta da Catedral de Wittengerg (Alemanha), em 1517, um pergaminho que continha 95 teses, sendo quase todas relacionadas com a venda de indulgências (pacotes caros pagos pelo perdão), inclusive das pessoas que já haviam partido para a eternidade", lembra.
O pastor Raul Cavalcante frisa que, em reconhecimento a esse ato de coragem e compromisso com as escrituras sagradas, a Igreja Assembleia de Deus, em Imperatriz, celebra com muito júbilo agora em 2017 os 500 anos da Reforma Protestante.
Preletores - Moab César Carvalho Costa, que vai falar sobre "As interfaces teológicas entre a Reforma e o Pentecostalismo Assembleiano" e "As Assembleias de Deus e os 500 anos da Reforma Protestante: Memórias (re) visitadas e identidades teológicas desejadas".
Pastor Luiz Carlos Porto, especialista em Didática do Ensino Superior, graduado em Administração, Mestrado em Teologia, Doutorado em Administração e Liderança, discorrendo sobre "Contexto histórico da Reforma Protestante".
Felipe Moraes, especialista em Ciências da Religião, licenciado em Formação Pedagógica e bacharel em Teologia, apresentando o tema "A Reforma e a Centralidade da Bíblia".
Wanderson Wendel Lô, mestre em Educação pela Universidade Católica de Brasília, licenciado em Filosofia e Pedagogia, bacharel em Teologia, apresentando o tema "O papel da música no culto: A necessidade da centralidade de Cristo". Hernandes Dias Lopes, doutor em Ministério e bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul, mostrando a "Contribuição da Reforma para a Igreja Atual".
Tiago Samuel Lopes de Carvalho, doutorando e mestre em Teologia pela Fest, bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica de Brasília e licenciado em Letras/Português, com "Quando a Graça escandaliza", "A contribuição da Reforma para a Doutrina do Espírito Santo".
Pastor Raul Cavalcante, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Imperatriz, especialista em Psicologia Pastoral, graduado em Teologia e Filosofia, com o painel "Reforma Protestante, 500 anos depois e a igreja que queremos".
João Batista Almeida Silva, especialista em Ciências da Religião, licenciado em Formação Pedagógica e bacharel em Teologia, com o tema "Devocional".