Com o tema “Compreendendo a dor e suas particularidades”, a Universidade Federal Maranhão -  campus Imperatriz realizou o II Simpósio Multidisciplinar de Dor da Região Tocantina – SIMDORT, de 02 a 04 de outubro. O evento foi promovido pela V turma do curso de Enfermagem da UFMA Imperatriz.
Durante os três dias de Simpósio, estudantes e profissionais da área da saúde discutiram sobre diferentes aspectos da dor. Durante a abertura, foi realizada a palestra “Mensuração da dor: A Importância do registro da dor no tratamento dos pacientes”, com a palestrante convidada Aline Isabella Saraiva Costa, que falou da diferença entre a dor aguda e a dor crônica, explicando que ambas têm sintomas distintos. “A aguda advém de algum dano e dor crônica não há nenhum dano, é como se fosse um erro do sistema nervoso”.
Aline explicou, ainda, que as dores podem ser sensoriais ou emocionais e que esse diagnóstico pode definir o tipo de dor “o registro da dor é de fundamental importância, pois tais informações permitem que os dados sejam compartilhados entre plantões ajudando no plano de cuidados com os pacientes”, explica.
Com cerca de 400 participantes, a programação contou com 10 palestras, além de minicursos e oficinas. (Ascom – UFMA Imperatriz)