A Avenida Jacob está asfaltada. Na manhã de ontem (15), a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) finalizou esta parte da obra. Agora, a via começa a receber sarjeta e meio-fio, última parte do trabalho antes da entrega à população. A expectativa é que tudo fique pronto já no próximo mês.
A recuperação da avenida Jacob é feita pela Prefeitura de Imperatriz, em parceria com o Governo do Estado. Os recursos usados na obra foram indicados pelo então deputado estadual João Batista. A obra realizada no local é considerada vital para a melhoria do trânsito naquela região da cidade.
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) vai sinalizar toda a extensão da Jacob, assim que a recuperação for concluída. Segundo o secretário José de Ribamar Alves, o Cabo J. Ribamar, o local será uma alternativa para melhorar o trânsito em outras ruas da cidade. “Essa avenida liga a rodovia Pedro Neiva de Santana à BR-010. Corta uma parte grande da cidade. Será muito importante essa recuperação, pois outras ruas ficam menos sobrecarregadas”, garantiu.
A avenida Jacob passa pelos bairros Vila Redenção II, Brasil Novo, Parque das Estrelas, Vila Cafeteira e Jardim Tropical. Segundo moradores do local, um dos benefícios da obra é a melhoria da segurança. É a opinião do aposentado Manoel Matias Guedes, que vive nesta região há 15 anos. “Aqui só tinha mato, lama, gente ruim. Muita gente ruim. Era só isso que tinha. Agora ficou bom. Vai valorizar as casas. O nosso maior sonho era que chegasse esse asfalto aqui”, disse.
Já na reta final da obra, a Prefeitura foi obrigada a mudar a data de conclusão. O motivo é que em uma área, próxima à BR-010, o asfalto não teria durabilidade sem que o trecho fosse drenado. O benefício não estava previsto no projeto original, no entanto o prefeito Sebastião Madeira autorizou o reparo, feito com recursos próprios do município.
O secretário municipal de Infraestrutura, Roberto Alencar, garantiu que a obra será entregue já no próximo mês. “Disse, no início do mês, que o prazo para conclusão era de cerca de 30 dias. Está mantido. Em julho devemos finalizar o trabalho desenvolvido na avenida Jacob, que passa a oferecer todas as condições de trafego aos nossos motoristas e à sociedade imperatrizense”, afirmou.
Rua P - Já na Rua P, teve início, também na manhã de ontem, o trabalho chamado de imprimação que é, na verdade, a preparação para o início da obra de asfalto. A rua passa pelos bairros Vila Nova e Vila Parati, ligando a rodovia Pedro Neiva de Santana à Euclides da Cunha.
Logo no início da obra, o prefeito Madeira visitou o local e, em entrevista, explicou o motivo da realização da obra. “Não se melhora o trânsito de uma cidade com uma rua, mas sem melhorar as ruas é difícil melhorar o trânsito. Essa rua será mais um importante corredor de trânsito para os motoristas que trafegam na Vila Nova, na Vila Parati e para quem vem da Pedro Neiva, rumo a Euclides da Cunha. Por isso, é uma obra importante para o trânsito de Imperatriz”, afirmou o prefeito.
Para o líder comunitário Milton Calheiros, a obra é importante não só pelo trânsito, mas por todo o contexto de investimento e recuperação dos bairros, observado em Imperatriz nos últimos anos. “Nós estamos vendo que a Prefeitura tem procurado dar qualidade de vida à população. Está não é a primeira obra feita nos bairros nos últimos anos. Não é a única na Vila Parati ou na Vila Nova. Os trabalhos nestes locais têm sido constantes.
Conforme lembrou o líder, a Rua P é mais uma obra do município realizada na Vila Nova. No local já foram recuperadas, em parceria com o Governo do Estado, as ruas Euclides da Cunha e Dom Marcelino, em obra que tinha como objetivo melhorar o trânsito. Além disso, o bairro deve receber os investimentos de infraestrutura da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Neste caso, os benefícios vão desde o saneamento básico até o asfalto e a iluminação de vias.
Já na Vila Parati, o município recuperou a Rua das Letras. A via era alvo de constantes reclamações dos moradores do bairro, pois permanecia, há vários anos, em situação de abandono e descaso do poder público. No início do ano, o local recebeu drenagem e asfalto. O trabalho também foi desenvolvido em parceria com o Governo do Estado. (Comunicação)
Comentários