A árvore foi retirada na manhã de sexta-feira

A árvore era um ‘Jorge Tadeu’ gigante, com cerca de 30 anos, medindo pouco mais de 20 metros de altura, que caiu sobre duas residências no bairro Nova Imperatriz durante fortes rajadas de vento no final da tarde de quinta-feira, 20 de novembro.
O barulho assustou moradores das ruas Floriano Peixoto e Iracema. O ‘Jorge Tadeu’ cresceu em um terreno no cruzamento das ruas e, apesar da altura e largura do tronco, nunca foi motivo de preocupação. Mas quando foi atingida pela força dos ventos durante uma chuva, caiu, quebrando telhados e rachando paredes. Ninguém saiu ferido.
Parte da copa da árvore ficou sobre a residência de José Valdimar, na Rua Floriano Peixoto. Ele, a esposa e a filha não estavam em casa. Na Rua Iracema, a residência atingida pertence ao primo de José. A família também não estava no imóvel.
O Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados após o incidente. Técnicos da Defesa Civil visitaram o local minutos depois. Na manhã de ontem, a árvore foi removida em trabalho realizado pelos dois órgãos.
Segundo a Superintendência da Defesa Civil, não é recomendado o plantio de ‘Jorge Tadeu’ próximo a residências, pois ao longo dos anos a árvore pode atingir altura que passa a oferecer riscos.
A árvore que caiu na Nova Imperatriz tinha raízes frágeis e rasas, e estava segura apenas pelo concreto do passeio público. (Hemerson Pinto)