Criatividade do artesanato maranhense terá a oportunidade de se mostrar na 1ª feira Brasil Original em São Paulo

Toda a criatividade e beleza do artesanato maranhense estará disponível para comercialização no Centro de Exposições Anhembi-Pavilhão Oeste, na capital paulista de 20 a 23 de outubro, período em que será realizada a Feira de Artesanato Brasil Original, um dos maiores eventos do setor no país. A participação maranhense foi viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur) e Coordenação Estadual do Programa 'Mais Artesanato', em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 
No total, 12 artesãos maranhenses estarão na feira, que tem a expectativa de receber 20 mil visitantes ao longo de quatro dias em uma área de 18 mil metros quadrados. Além dos artesãos, participam do evento gestores públicos, empresários do ramo do artesanato, pessoas com interesse em abrir negócios do setor e consumidores finais. 
 "Além de valorizar e promover o artesanato maranhense, a feira é uma oportunidade dos profissionais ampliarem os conhecimentos, sobretudo, acerca da gestão de negócios. O evento, certamente, também é uma capacitação. A feira vai proporcionar troca de experiências e aprendizado que vai reforçar a qualidade das nossas criações e estimular a geração de renda", explica o secretário adjunto de Turismo da Sectur, Hugo Veiga. 
Os 12 profissionais maranhenses que estarão presentes no evento foram selecionados por meio de chamamento público, segundo o qual  deveriam atender aos critérios das tipologias 'Fibras', 'Fios e Tecidos', 'Madeira', 'Cerâmica', 'Azulejo', 'Couro', 'Miçangas e Pedrarias', 'Artesanato de Matriz Africana', 'Materiais Recicláveis, 'Artesanato Indígena', 'Artesanato Quilombola'. 
"Realizamos o processo de forma democrática. Os critérios para a seleção motivam os profissionais a, cada vez mais, aperfeiçoarem suas criações", destaca a coordenadora do Programa Estadual Mais Artesanato, Viviane de Jesus. A Feira terá uma programação variada com o objetivo de ampliar a visibilidade do setor no mercado e contribuir para aumentar o faturamento e a competitividade dos pequenos negócios do ramo.