Domingos Cezar
Tudo pronto para realização do “Arraial do Povo Festeiro” que tem início nesta sexta-feira (15) e se prolonga até domingo (15), com a participação de quadrilhas juninas, grupos de bumba-meu-boi e forró pé de serra. A informação é do presidente da Fundação Cultural de Imperatriz – FCI, Antonio Mariano de Lucena Filho.
Lucena Filho que esteve reunido na última terça-feira, com o coordenador da programação, Fabrício Barbosa e com membros do corpo de jurados informa que a festividade tem como objetivo principal a integração e participação dos bairros e povoados, por intermédio de suas quadrilhas que se apresentam para os moradores e visitantes.
De acordo com o regulamento, cada quadrilha disporá de no mínimo 25 e no máximo em 30 minutos para sua apresentação, para tanto, todas elas devem estar concentradas no local do concurso pelo menos 40 minutos antes do horário previsto para sua apresentação, para que tudo possa ocorrer dentro do que foi programado pela coordenação.
Os jurados vão julgar Melhor Coreografia (evolução, harmonia, animação e diálogo entre inovação e tradição), Melhor Casamento (interpretação, personagens, textos, roteiro e direção cênica) e Melhor Figurino (harmonia do conjunto, inovação, criatividade e diálogo entre inovação e tradição).
Também serão julgados o Casal de Noivo (interpretação, desenvoltura e figurino), Marcador (animação, desenvoltura, figurino, liderança e diálogo entre inovação e tradição) e Tema Musical (harmonia e regionalidade). Uma premiação especial será destinada ao Resgate da Cultura Tradicional (figurino, músicas, passos desenvolvidos e envolvimento de pessoas acima de 50 anos).
O regulamento adverte que será punido com perda de pontos o grupo de quadrilha que agir com violência, proferir palavrões ou grosseria, ou reforçar preconceitos de qualquer natureza, como machismo, homofobia, racismo e outros. É vedada a participação na comissão julgadora de parentes até o terceiro grau de componentes e diretores das quadrilhas participantes.
“Na somatória geral dos pontos, as quatro quadrilhas com maior pontuação receberão cachê no valor de R$ 3.000,00, enquanto as demais receberão R$ 2.000,00”, informa Lucena Filho. De acordo com o presidente da FCI, todas as providências foram tomadas em forma de organização e a segurança das pessoas que comparecerem à Beira Rio, no arraial.
Comentários