Apontada como uma das expressões populares mais importantes da nossa região e de todo o nordeste, as festas de São João são uma tradição em Imperatriz e são destaque na política de valorização da cultura e das tradições do nosso povo. O "Arraiá do Povo Festeiro" é o evento oficial da Prefeitura Municipal de Imperatriz que, através da Fundação Cultural, divulgou sua programação oficial ontem, com a presença da imprensa na sede da FCI.
O Arraiá acontecerá nos dias 21, 22 e 23 de junho, na quadra poliesportiva da Avenida Beira-Rio. "Enquanto o formato principal, vamos dar continuidade ao projeto que iniciamos há quatro anos, onde as atrações principais são os grupos de cultura popular, os grupos de inclusão e o nosso famoso e disputado concurso de quadrilhas", afirmou Lucena Filho, presidente da Fundação Cultural de Imperatriz.
A programação, que iniciará todos os dias às 19h30, terá atrações como o Grupo Batalhão Real, da mestra da cultura popular Dona Francisca do Lindô; o grupo Kizomba, os grupos de quadrilhas juninas da APAE e da Casa do Idoso, além das quadrilhas premiadas regionalmente "Arrasta Pé", "Zé Comeu" e "Mete-e-tira". Mas, segundo Lucena Filho, o Arraiá do Povo Festeiro de 2013 também trará novidades. "Estamos introduzindo também a famosa Sala de Reboco, onde promoveremos uma Gincana Cultural entre as universidades de Imperatriz, dando uma premiação em dinheiro para a vencedora".

Quadrilhas juninas: integração, evolução e valorização

O Arraiá do Povo Festeiro está integrado também como uma das etapas classificatórias para o "Concurso Regional de Quadrilhas Juninas do Maranhão", onde se apresentaram duas quadrilhas de fora de Imperatriz, "Enconsta N'eu" (de Campestre) e "Mocidade Junina" (de Grajaú). E estão competindo nessa etapa também quatro quadrilhas imperatrizenses. "Entendemos que depois de um tempo de dificuldades, os grupos da nossa cidade voltaram a se fortalecer e estão cada vez mais competitivos e expressivos regionalmente", afirmou Lucena Filho.
Para Maria Eunice, da quadrilha "Mete-e-tira", a maior valorização é o pagamento dos cachês a todas as quadrilhas que participam do Arraiá. "Antes só recebiam as 3 primeiras quadrilhas e muitas vezes a gente não era contemplado. Agora podemos investir mais no espetáculo". Os cachês se dividirão em duas divisões, as quatro quadrilhas que mais pontuarem receberão 3 mil reais e as demais ganharão 2 mil reais.