Domingos Cezar
A Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), promove, nos dias 27, 28 e 29 de junho, a 4ª edição da festividade junina denominada “Arraiá do Povo Festeiro”, que já está se tornando tradicional. A exemplo do ano passado, o festejo junino oficial acontece na quadra esportiva da Praça da Beira Rio, onde será instalada uma arquibancada para que as pessoas possam assistir às apresentações com mais conforto.
O presidente da FCI, Antonio Lucena Filho, informa que continuam abertas as inscrições para as quadrilhas e grupos folclóricos que desejem participar das festividades. Ressalta que a procura tem surpreendido a coordenação do evento que, a cada ano, ganha mais credibilidade.
Lucena observa que os representantes de quadrilhas e grupos folclóricos interessados em participar das festividades juninas devem realizar suas inscrições, por toda esta semana, na sede da Fundação Cultural de Imperatriz, instalada provisoriamente no prédio da antiga Biblioteca Pública, na Rua Simplício Moreira.
Ao efetuar sua inscrição, o representante do grupo recebe o regulamento do concurso de quadrilha. Lucena Filho esteve no início deste mês na Secretaria de Estado de Cultura (Secult), em São Luís, onde protocolou o projeto cultural do arraial junino.
De acordo com Lucena Filho, cerca de 11 atrações, entre quadrilhas e grupos folclóricos, farão a alegria das pessoas que participam das festividades juninas promovidas pela Prefeitura de Imperatriz.
O Arraiá do Povo Festeiro tem início dia 27 de junho (quarta-feira) com a tradicional carroceata, que partirá da Praça da Feirinha do Bacuri, local de concentração das quadrilhas e grupos folclóricos de bumba-meu-boi, lindô e cacuriá, que anualmente participam das festividades.
As novidades deste ano, de acordo com Lucena Filho, são as participações dos grupos folclóricos da Casa do Idoso, Apae, Projeto Vida e Esperança e ProJovem. “Pretendemos realizar o que é de melhor em termos de festas juninas para nossa população”, observa Lucena.
Regulamento
O regulamento do concurso de quadrilha orienta que o mesmo tem como objetivo promover a cultura regional e garantir a integração e participação de todos os bairros e povoados do município, através de suas quadrilhas que se apresentarão de forma espontânea e criativa. Cada grupo deve ter o mínimo de 30 e o máximo de 50 participantes, devendo se apresentar no tempo mínimo de 25 e o máximo de 30 minutos.
Os critérios para julgamento são: pontualidade e originalidade na carroceata; melhor coreografia; melhor casamento; melhor figurino; casal de noivos; melhor marcador; e melhor tema musical.
Receberá uma premiação especial, de acordo com o regulamento, a quadrilha que fizer o resgate da cultura tradicional, com figurino, músicas, passos desenvolvidos e envolvimento de pessoas acima de 50 anos de idade.
Será punido com perda de pontos o grupo de quadrilha que agir com violência, proferir palavrões ou grosserias, demonstrar preconceito de qualquer natureza, tais como machismo, homofobia, racismo e outros. Serão penalizados, ainda, os grupos que se utilizarem de adereços descontextualizados, roupas remendadas, maquiagem com dentes podres, mini saias, armas brancas ou de fogo.
Comentários