Quadrilha da APAE abrindo o arraia
Quadrilha da Casa do Idoso aplaudida pelo público

Domingos Cezar

Promovido pela Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, o Arraiá do Povo Festeiro, tem atraído milhares de pessoas para a Beira Rio, para assistir as quadrilhas concorrentes, bem como, quadrilhas, grupos de dança, grupos de bumba meu boi, convidadas especiais que também tem chamado a atenção das pessoas que compareceram nestes dois dias de festividade.
Paralelamente, a Sala de Reboco instalada ao lado da quadra onde os grupos folclóricos se apresentam, também tem atraído a atenção do público pela inovação dos universitários das faculdades e universidades de Imperatriz. A Sala de Reboco encontra-se adornada por barracas que vendem comidas típicas de fino gosto, além de um palco aonde grupos de forró pé-de-serra animam as pessoas a cair na dança.
A Sala de Reboco, sob a coordenação do produtor cultural Axel Carlos Brito, faz relembrar brincadeiras tradicionais da festa junina e uma gincana cultural envolvendo os acadêmicos de seis estabelecimentos de ensino superior envolvidos em suas respectivas barracas, seguindo um caráter de pontuação através de cinco tarefas que estão acontecendo nos três dias de festa: festival do milho, melhor barraca decorada, rei e rainha do milho, dança da laranja e melhor fantasia.
Aberto na noite da última sexta-feira (13), o Arraiá do Povo Festeiro recebeu como convidadas especiais as quadrilhas da APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais; da Casa do Idoso e o grupo folclórico Boi Bem Querer. Em seguida se apresentaram as quadrilhas juninas Vai e Vem e Mete e Tira. A Sala de Reboco teve a apresentação do grupo Farol de Milhas, que interpretou clássicos de Luis Gonzaga, Flávio José, Fala Mansa, entre outros.
A noite de sábado (14) teve como atrações convidas, o grupo Pró-Idosos, a quadrilha Matutando, da comunidade São Raimundo, o grupo Sotaque de Imperatriz e ainda o Boi Vitória, de Imperatriz e o boi Mocidade Bacuriense, da cidade de Bacuri (MA). Concorreram as quadrilhas Impera Junina e Zé Comeu. A Sala de Reboco contou com a apresentação do grupo de forró pé-de-serra Xote Xique.
Neste domingo (15) a programação será aberta pelo grupo Casa dos Especiais e ainda o grupo Arraiá da Conceição, da comunidade Nossa Senhora da Conceição, o grupo Kizomba e o Boi Valente. Concorrerão na noite de hoje as quadrilhas Treme Terra, Quebra Coco e Mensageiros. Na Sala de Reboco, além do festival de Milho e Festival da Laranja, a noitada será animada pelo grupo Xote Xique.    
O presidente da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, Antonio Mariano de Lucena, se disse satisfeito com os espetáculos apresentados e com o público que tem comparecido em massa para prestigiar a festa, "O prefeito Sebastião Madeira também demonstrou satisfação pela participação das entidades culturais, o que leva a crer que nosso trabalho à frente da Fundação Cultural tem sido elogiado pela nossa comunidade", concluiu Lucena Filho.