Setran coíbe utilização de cones para reservar áreas de estacionamento

A criação de uma terceira faixa de trânsito na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no perímetro da BR-010 à rua Godofredo Viana, possibilitou acabar com os engarrafamentos de veículos que diariamente eram registrados pelos agentes de trânsito. “Essa medida foi adotada após a realização de um estudo e levantamento”, explica o secretário José Ribamar Alves Soares, o cabo J. Ribamar (Setran).
Segundo ele, a retirada do espaço destinado ao estacionamento de aproximadamente 300 veículos permitiu que 20 mil circulem, sem congestionamentos, nas três faixas na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.
O secretário observa que “demarcar de maneira irregular áreas de estacionamentos ou de proibição, sem autorização do órgão de trânsito, fere a legislação, bem como ‘reservar’ vagas utilizando cavaletes poderá gerar advertências e até ser multado”. “O cidadão não pode demarcar, nem colocar cones, cavaletes ou qualquer outro instrumento que inviabilize o procedimento do trânsito normal, salvo em algumas exceções autorizadas pelo poder público”, adverte.
Ele ilustrou o caso de um comerciante da Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa que teria autorizado funcionários a pintar uma faixa de proibição de estacionamento em frente sua loja. “Esse comerciante foi advertido verbalmente e a sinalização foi apagada”, contou.
J. Ribamar orienta que o cidadão pode colaborar com a fiscalização denunciando esse tipo de demarcação de áreas de estacionamento dirigindo-se à Secretaria Municipal de Trânsito (Avenida Pedro Neiva, próximo da AABB) ou através do telefone (99) 3523-8853. “Temos uma equipe pronta para registrar essas denúncias, onde encaminhamos os agentes de trânsito para verificar a reclamação e adotar os procedimentos cabíveis”, frisa.
Sinalização – O secretário garante que “Imperatriz é uma das cidades maranhenses que mais possui ações voltadas à educação para o trânsito, sendo a única do estado que conseguiu reduzir consideravelmente os índices de acidentes”. “De 2009 a 2014, os dados revelam uma redução de mais de 35% no percentual de acidentes de trânsito em Imperatriz”, conclui. [Gil Carvalho - ASCOM]