Nesta época do ano em que as chuvas estão mais constantes, o cuidado com a energia elétrica, pois é geralmente nesse período que os acidentes acontecem com mais frequência, além de curto circuito e danos nos equipamentos. As últimas chuvas que caíram na região Tocantina, deixaram a cidade e alguns bairros de Imperatriz em alerta. A CEMAR orienta para que algumas medidas sejam seguidas pelos consumidores, como:
* Desconecte das tomadas todos os eletrônicos, tais como televisores, computadores, som etc., mantendo ligado somente o que for extremamente necessário.
* Em caso de inundações dentro de residências ou estabelecimentos, você não deve ter contato com as instalações elétricas. Caso o nível da água se aproxime da altura das tomadas desligue o disjuntor;
* Não use equipamentos elétricos estando descalço ou com o corpo molhado, esta ação facilita a ocorrência de choques elétricos;
* Nunca suba em postes ou torres de energia elétrica para tentar se proteger das enchentes ou áreas alagadas.
Outro risco do qual as crianças também ficam expostas está relacionada a brincadeiras em ruas alagadas, a presença de fios expostos pode ser fatal. Em caso de rompimento de fios elétricos, deve-se evitar a proximidade com cabos; isolar a área, informar às demais pessoas sobre o risco, além de acionar imediatamente através do 116 as equipes da CEMAR.
As inundações trazem riscos, pois aumentam a possibilidade de contato das instalações elétricas com a água. Após a redução de água nos locais, é necessário procurar um eletricista para rever a instalação elétrica casa ou comercio, antes de religar os disjuntores e equipamentos. (Assessoria de Imprensa da CEMAR)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14940
Áreas alagadas exigem cuidados com energia elétrica
As inundações trazem riscos e aumentam a possibilidade de acidentes com energia elétrica
Comentários