
Polos da zona rural de Imperatriz deram início aos primeiros desfiles cívicos da Semana da Pátria, no final de semana, 1º e 2 de setembro. No sábado, as mobilizações ficaram por conta das escolas e bandas de fanfarra do povoado Petrolina, pela manhã; Coquelândia e São Félix, à tarde. No domingo, Olho D'Água dos Martins, Lagoa Verde e Centro Novo deram continuidade.
Com o tema "A criança no mundo: educação e a infância de mãos dadas", indicado pela Secretaria Municipal de Educação, Semed, cada escola apresentou nos desfiles subtemas que caracterizaram seus pelotões. Ao todo, foram 16 escolas, além das instituições religiosas e do projeto "Escola de heróis", da empresa Suzano Papel e Celulose.
Moradora do povoado São Félix há quase 30 anos, Maria do Socorro Bandeira elogia a Semana da Pátria. "É um evento muito importante para o povoado, porque valoriza as pessoas daqui e os estudantes não se sentem excluídos", destacou.
Zona urbana
O grande Santa Rita parou para assistir à passagem das escolas da região, dando sequência aos desfiles da zona urbana, nessa segunda-feira, 3, na Avenida Industrial. 13 escolas, 16 fanfarras e os desbravadores da Igreja Adventista encantaram o público, desde repertório, às fantasias; com exemplos de cidadania e civismo.
Entre os principais subtemas abordados, estão os "28 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente"; "A literatura infantil e o mundo mágico"; "Músicas na minha infância"; "Meus livros preferidos"; "A criança e a natureza".
Marcaram presença representantes das Forças Armadas, a vereadora Maura Barroso (PROS), presidente da Associação de Gestores das Escolas Municipais, Agesmi, Cleomar Conceição, o secretário municipal de Educação, Josenildo Ferreira, e a adjunta Genilza Sipião.
"Os primeiros desfiles estão excelentes. Tivemos participação em massa de todas as escolas e a comunidade prestigiando. Um fenômeno muito interessante são os pais querendo que os filhos saiam com algum tipo de fantasia, ou roupa diferente. Isso é interessante, pois mostra que eles contribuem com o andamento dos desfiles, nos auxiliando a manter a tradição na cidade", ressaltou o secretário.
Semana da Pátria
Seguindo o cronograma, o próximo polo apresenta-se nesta terça, 4, às 17h, na Vila Nova. O percurso contempla a Avenida Itaipu, com concentração na Rua Benedito de Moraes. (Sara Ribeiro - Ascom)
Comentários