A maratona de palestras promovida pela Feira do Empreendedor foi aberta no início da tarde de quarta-feira (06), no Centro de Convenções de Imperatriz, tendo o mercado sul-sudoeste do Maranhão como tema da primeira palestra oferecida aos empreendedores visitantes, proferida pelo economista Danilo Borges, gerente da regional do Sebrae em Imperatriz.
Segundo Borges, este mercado compreende todo o entorno da região tocantina e região sul, num raio de 400 quilômetros a partir de Imperatriz, englobando cidades com bom desempenho econômico, que juntas, correspondem a quase 25% do PIB maranhense. O economista é otimista em relação ao futuro dos negócios da região.
“É o mercado que mais cresce, atualmente, em todo o Estado e a previsão de crescimento que posso fazer, para a região, é que alcance até 45% do PIB maranhense nos próximos dez anos”, avaliou.
A forte veia para o empreendedorismo é uma característica forte da região e o mercado consumidor da área – correspondente a 20% da população total do estado – é arrojado, o que faz dela um mercado em crescimento promissor, sendo que Imperatriz abriga 29% das empresas registradas em todo o Maranhão.

A Feira – Além desta palestra, a Feira do Empreendedor oferece outros 135 eventos de capacitação e treinamento de empreendedores, potenciais empreendedores ou pessoas que, simplesmente, tenham interesse em abrir um negócio. As oficinas, cursos e palestras acontecem até sábado (09), durante a programação de conhecimento acontecendo entre as 13h e 21h; e a visitação do espaço de exposição das 16h às 21h.