Hemerson Pinto

Duas situações que chamaram atenção no feriado de 28 de julho, terça-feira, nas praias do rio Tocantins que estão no limite do município de Imperatriz. A quantidade de pipas nas imediações da Praia do Cacau e o acidente com uma embarcação nas imediações da Praia do Meio.
O trabalho da Defesa Civil na Praia do Cacau tirou de circulação vários tubos de linhas com cerol, usados por crianças que soltavam pipas e com aval dos pais. O superintendente da Defesa Civil, Francisco das Chagas, responsável pela fiscalização e retirada das linhas encontradas com a garotada, alertou sobre os perigos da brincadeira.
Sadia até certo ponto, perigosa quando envolve o material produzido para cortar linhas de outras pipas. O risco vai além das escoriações que o brinquedo (arma) pode provocar em uma pessoa. Dependendo do local atingido, quem recebe o corte pode sofrer danos maiores, ou mesmo não resistir e morrer.
Já a Marinha está concentrada na fiscalização do tráfego de embarcações nesse período de veraneio no rio Tocantins. Após o acidente de terça-feira, quando um barco de pequeno porte afundou nas proximidades da Praia do Meio, as investigações foram iniciadas pela Capitania Fluvial Araguaia-Tocantins, com sede em Palmas.
Até agora foi descoberto que o condutor do barco não era habitado para a função e que os passageiros estavam sem coletes salva-vidas. Os seis ocupantes do barco foram resgatados por barqueiros.