O índice de inadimplência no mês de maio voltou a subir após nove meses de queda em Imperatriz. O número total de consumidores que tiveram seus nomes inseridos no sistema de proteção ao crédito foi de 14.148 pessoas, 21,55% maior do que no mesmo período do ano passado.
Esta análise é baseada nas empresas que fazem parte de quadro de associados da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Imperatriz, além de consultas realizadas no balcão de atendimento da instituição.
Se comparado esse total com abril, o aumento foi de 23,80% no número de inadimplentes.

Vendas em baixa
Ainda segundo os dados divulgados pela instituição, o comércio varejista registrou um número 1,46% menor no total de vendas se comparado ao mês de maio de 2013. Este elemento é medido de acordo com as consultas realizadas no sistema de proteção ao crédito, que aponta o nível de atividade comercial.

Crise no Maranhão
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil, divulgou no mês passado que o Maranhão foi o estado em que houve o maior número de pessoas inadimplentes no mês de abril.
Na avaliação da economista-chefe do SPC Brasil, Luiza Rodrigues, os dados sobre a inadimplência do último mês continuam refletindo as condições menos favoráveis da atividade econômica nacional, impactada negativamente pela elevação da inflação, pelo aperto monetário e pelo crescimento moderado da massa salarial.
De acordo com o presidente da CDL Imperatriz, Francisco Almeida, em junho é esperado que o Dia dos Namorados e a estreia da Seleção Brasileira na Copa Mundial de Futebol aqueçam novamente o comércio varejista e diminua esses números. (Assessoria CDL - Imperatriz)