O deputado Antônio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na manhã dessa quinta-feira (12) para parabenizar o povo de Imperatriz e destacar o aniversário de 160 anos da segunda maior cidade do Estado do Maranhão e a mais importante da região Tocantina, que acontece na próxima segunda-feira (16).
O democrata lembrou que chegou a Imperatriz em 1967, no boom do crescimento da cidade, que foi emancipada em 1924. Pereira disse que nesse período o avô de sua ex-esposa, Gumercindo Milhomem, ocupou a cadeira de prefeito de Imperatriz, duas vezes consecutivas, contribuindo para o desenvolvimento da cidade.
Antônio Pereira comentou que a partir de 1960, com a ordem do então presidente que trouxe grande desenvolvimento para o Brasil, Juscelino Kubitschek, aconteceu a abertura da Belém/Brasília e Imperatriz tomou um novo rumo de crescimento e desenvolvimento.
O parlamentar afirmou que foi Moacir Milhomem quem conduziu a ligação de Imperatriz ao Pará. Segundo ele, a abertura das matas virgens foi feita por Açailândia, para que se pudesse acessar a rodovia federal, que hoje serve o Brasil: a Belém/Brasília (BR-010).
De acordo com Pereira, depois da abertura da rodovia federal Belém/Brasília, vieram o Ciclo do Arroz e o Ciclo da Madeira, que fortaleceram a cidade de Imperatriz e colocaram o Estado do Maranhão em destaque, como um dos primeiros colocados na produção nacional.
Em seu discurso, Antônio lembrou que participou, também, da abertura e do asfaltamento da BR-222, autorizadas pelo então presidente da República, José Sarney. “A cidade de Imperatriz cresceu e foi fortalecida com o extrativismo da madeira, que na época era política do próprio governo federal”, assinala.
Ciclo do ouro
Durante o ciclo do ouro na Serra Pelada, nas décadas de 60, 70 e 80, Antônio Pereira reconhece que a cidade de Imperatriz foi fortalecida, porque o comércio e o setor de prestação de serviços cresceram muito, em função da exploração do ouro. “O comércio de Imperatriz chegou a ser o maior do Brasil”, recorda.
Na avaliação do deputado, o comércio e a prestação de serviços de Imperatriz cresceram muito, principalmente no setor educacional, que transformou a cidade num polo do ensino superior. “Agora, a governadora está puxando a industrialização para Imperatriz, trazendo a Suzano e outras grandes empresas”, disse. (Assessoria)
Comentários