Operação apreende animais em via pública, próximo à Facimp, no Parque Sanharol

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde, deflagrou intensa operação para coibir a circulação de animais em via pública, principalmente de vacas, bois e cavalos que ficam pastando livremente e podem causar acidente.
O trabalho, explica o motorista Douglas Matos, do CCZ, “consiste na apreensão de todos os animais que estiverem em via pública”. Em média é feita a apreensão de pelo menos dez animais que ficavam circulando nas ruas e prejudicando o trânsito. Essa semana a operação do Centro de Zoonoses começou pelo Parque Alvorada I e II.
A orientação é que os animais sejam mantidos em locais apropriados, evitando que os mesmos fiquem circulando pelas vias públicas de Imperatriz. “Essa prática é muito perigosa, pois ameaça a segurança no trânsito”, observa.
A reportagem acompanhou nessa terça-feira (28) o trabalho realizado por três servidores do Centro de Controle de Zoonoses, no Parque Sanharol, próximo à Faculdade de Imperatriz (Facimp). A operação para apreender três animais que circulavam pela via foi montada, mas deu muito trabalho para que os cavalos fossem apreendidos e levados para o caminhão e serem transportados até o pátio do CCZ de Imperatriz.
“Os animais encontrados soltos na rua estão sendo levados para um local seguro, os responsáveis pelos referidos animais devem procurar imediatamente o órgão e pagar uma taxa de liberação do animal”, explica Douglas Matos.
O Centro de Controle de Zoonoses funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para o recolhimento de animais, a comunidade pode colaborar denunciando através do telefone (99) 3527-3058.