Fila para vacinar animais no sábado

Hemerson Pinto

Durante todo o sábado, milhares de pessoas levaram cães e gatos aos postos de saúde da zona urbana do município de Imperatriz para receberem doses da vacina antirrábica. A vacinação começou no dia 01 de setembro e segue até o próximo dia 30.
No início da manhã de sábado, 20 de setembro, data escolhida este ano como o ‘Dia D’ para a vacinação de animais de estimação, já era grande a movimentação nos postos de saúde. Entre latidos e miados, as primeiras doses do dia foram sendo aplicadas.
“Muito importante, pois previne nossos animais contra uma doença que mata, e se atingir o ser humano mata até a gente também. Todos os anos trago meu animal. Este ano é o primeiro do Bob”, disse o morador do bairro Nova Imperatriz, sobre o vira lata de estimação da família.
A pit bull Duquesa também foi vacinada no posto de saúde da Nova Imperatriz. O tamanho avantajado da cadela assustou a jovem que aplicou a dose da vacina, que precisou de ajuda de um dos soldados do Exército presentes para dar suporte à vacinação. “Ela é uma cadelinha dócil e muito tranquila. Só o jeitão dela e o tamanho que assustam mesmo”, disse o proprietário do animal.
Segundo o coordenador do Centro de Zoonoses de Imperatriz, o veterinário Paulo Henrique, foram disponibilizadas 33.800 doses da vacina para o município de Imperatriz. Na zona rural, a vacinação antirrábica aconteceu há algumas semanas. Na sede do município, as doses foram distribuídas entre 40 pontos de vacinação.