Aconteceu na noite dessa quarta-feira (09), durante a 46ª Expoimp, o 4º Leilão Nelore Vale do Mutum. O evento foi realizado no Tatersal Rafael Almeida Ribeiro e reuniu criadores da região e de outros estados em busca de facilidade no pagamento e com o objetivo de melhorar geneticamente seus rebanhos. O diferencial deste leilão foi a linhagem pura dos animais vendidos, matrizes e reprodutores. Os nelores puros de origem (PO) possibilitam um animal mais precoce e com mais carne.
O zootecnista e técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Roberto Cotta Pacheco, fala das inovações desse leilão: “Neste ano nós resolvemos inovar trazendo as vacas paridas, elas com suas crias e também já prenhas para demonstrar o potencial das matrizes. Se o comprador continuar adquirindo nossos produtos, como a inseminação de qualidade dos touros que nós vendemos, eles terão animais da mesma qualidade do leilão”.
Pacheco também ressalta a importância dos pequenos produtores para o melhoramento genético dos rebanhos da região. “É preciso dar mais valor aos pequenos criadores. Às vezes eles pensam que não podem comprar um touro PO, mas podem sim. É por isso que nós facilitamos em 20 parcelas, fazendo um financiamento pra eles, sem banco, sem nada. Isso promove a melhoria genética do gado da nossa região, dos bezerros que são os futuros garrotes que vão para o frigorífico”.
O criador José Francisco Borsoi Toledo leiloou 7 touros guzerá PO, para ele os leilões são um vitrine. “Eu nunca tinha feito a venda de touros em leilões, sempre fazia a venda na minha fazenda. Aqui nós temos a possibilidade de fazer bons negócios e além do mais os leilões acabam sendo uma vitrine para nossos produtos.
No começo do leilão foram vendidas 100 novilhas de cria - 4 lotes, cada um com 25. Dentre os animais PO leiloados, estavam 11 reprodutores nelore, 7 touros guzerá, 6 vacas paridas e já prenhas (5 com cria) e 28 novilhas prenhas. Foram 37 lotes totalizando 157 cabeças. Todos os animais geneticamente melhorados são de fazendas próximas à Imperatriz.
Realização – A 46ª Expoimp está acontecendo desde o dia 05 deste mês e vai até 13 de julho. Tem o apoio do Governo do Estado do Maranhão, Prefeitura Municipal de Imperatriz, Banco do Nordeste, Sebrae e Schin. (Clarícia Dallo – Palavra Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15051
Comentários